Situação em Braga agrava-se: incidência de 177 casos por 100 mil habitantes

Desconfinamento cada vez mais em risco
o minho

Braga atingiu no sábado uma incidência de 177 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, de acordo com o relatório da ARS – Norte, disse a O MINHO o presidente da Câmara, Ricardo Rio. Com o piorar da evolução epidemiológica, muito dificilmente o concelho entrará na próxima fase de desconfinamento a 14 de junho.

Recorde-se que Braga está em situação de alerta devido à elevada incidência de covid-19 que supera o limite de risco definido pelo Governo de 120 casos por 100 mil habitantes nos territórios de alta densidade populacional.

De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, da passada sexta-feira, referente ao período de 19 de maio e 01 de junho, Braga tem uma incidência de 147 casos por 100 mil habitantes.

Os dados da ARS-Norte, posteriores, mostram um agravamento da situação, para a qual Ricardo Rio já havia alertado.

Ontem, o presidente da Câmara admitira a O MINHO que “é quase certo” que o concelho não irá avançar na próxima fase, devendo manter-se com as atuais restrições ainda impostas, ou até mesmo recuar, caso a situação pandémica no concelho se agrave.

Depois de Braga ter registado 95 casos em três dias (entre 01 e 03 de junho), o edil frisava: “Para que Braga avance no confinamento é preciso que cada um cumpra o seu dever, respeitando as regras de distanciamento social em vigor”.

“Já foram feitos vários alertas aos bracarenses sobre esta situação. Apesar disso, e para tentar enfrentar o problema, vamos começar, já na próxima semana, a fazer testes nas empresas e em grupos de risco”, recordou.

Segundo os dados mais recentes a que O MINHO teve acesso, desde o início da pandemia, o concelho regista 17.208 casos de infeção por covid-19 e o número de óbitos mantém-se nos 201 desde o passado dia 12 de maio. Em termos de casos recuperados, são 16.721.

O cálculo efetuado apontava na passada sexta-feira para 286 casos ativos.

Entre as medidas que passam a vigorar a partir de 14 de junho, estão o fim do teletrabalho obrigatório, horário da restauração alargado até à meia-noite para entrada de clientes e encerramento à 01:00, e fim de qualquer imposição no horário do comércio.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x