Melgaço acolhe pela primeira vez a Supertaça de Goalball no próximo sábado, no pavilhão gimnodesportivo do Centro de Estágios de Melgaço, em formato final-four.
O evento reunirá os clubes Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal, Clube Atlético e Cultural e Castêlo da Maia Ginásio Clube. A entrada é livre.
Em comunicado, a Câmara de Melgaço explica que “o Goalball é um desporto que requer total concentração, e, por isso, é fundamental que o público mantenha silêncio durante as partidas, garantindo as condições ideais para os atletas competirem”.
A primeira prova da competição desportiva acontecerá pelas 14:00, onde o Futebol Clube do Porto enfrenta o Clube Atlético e Cultural. De seguida, pelas 15h30, o confronto será entre o Sporting Clube de Portugal e o Castêlo da Maia Ginásio Clube. As equipas vencedoras destes jogos avançarão para a final, disputada pelas 17:30, que determinará o campeão da Supertaça.
A cerimónia protocolar está prevista pelas 18 horas, onde serão entregues os prémios e reconhecido o campeão da Supertaça.
Esta modalidade nasceu em 1946 pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, que tinham como objetivo reabilitar os veteranos da Segunda Guerra Mundial que tinham perdido a visão. Ao contrário de outras modalidades Paralímpicas, o Goalball foi criado e desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual.
O terreno de jogo tem as mesmas dimensões do de voleibol – 9metros de largura por 18metros de comprimento. Todas as marcações do campo são feitas com fio de sisal e fita por cima, para que os jogadores sintam o relevo das linhas através do tato e tenham a perceção espacial do campo. As partidas têm uma duração total de 24 minutos, com duas partes de 12 minutos.
Cada equipa é constituída por três jogadores titulares e três suplentes. O objetivo de cada equipa é marcar golos na baliza do adversário, que tem a dimensão de toda a linha de fundo do campo – baliza com 9metros de comprimento por 1,30metros de altura. A bola utilizada pesa 1250g e tem um dispositivo sonoro interno que em contacto com o solo permite aos jogadores detetarem a sua trajetória.