Miguel Rocha (Óquei de Barcelos), Luís Querido (Óquei de Barcelos), Guga (Valongo), Alvarinho (Hockey Trissino) e Rafa Bessa (Sporting) são as novidades nos convocados do selecionador Paulo Freitas, anunciados hoje, para a participação de Portugal no Europeu de hóquei em patins, a realizar de 01 a 06 de setembro, em Paredes.
A lista que apresenta cinco alterações em relação ao último Mundial, disputado em 2024, em Itália.
Completam o lote os já habituais Xano Edo (Oliveirense), Hélder Nunes (FC Porto), Gonçalo Alves (FC Porto), Zé Miranda (Benfica) e Rafa (FC Porto).
Vieirinha (Óquei de Barcelos), Gonçalo Pinto (Benfica) e António Marante (Tomar) vão integrar o estágio no Luso, em 04 de agosto, funcionando como reserva a eventuais baixas nos eleitos.
Na apresentação, realizada em Paredes, Paulo Freitas afirmou que, “depois das palavras do presidente [Luís Sénica], só há um rumo, que é ganhar”.
O selecionador referiu que vê quatro favoritos à conquista do título, Espanha, Portugal, Itália e França, sem os colocar por ordem.
As escolhas, garantiu, foram feitas com base em dois critérios essenciais: a adequação à sua ideia de jogo e a meritocracia.
“O único impedimento era o [Ângelo] Girão [guarda-redes do Sporting]. A partir daqui, são opções minhas. Analisando todos os equilíbrios que uma equipa deve ter, resultou nesta minha escolha”, explicou.
Prestes a deixar o cargo após o Europeu, Freitas reforçou a importância da união.
“Vamos viver quase como num ‘Big Brother’, muito tempo juntos. O objetivo é criar uma família forte”, referiu, advertindo que “vontade só não chega” e que “cada um tem de trazer a sua melhor versão”.
Portugal volta a jogar em casa, em Paredes, que acolhe o Europeu pela terceira vez, com o apoio dos adeptos como trunfo.
“Também somos candidatos, capitalizando o facto de jogarmos em casa, mas temos de trabalhar muito”, destacou.
A seleção das ‘quinas’ é a mais titulada da história do Europeu, com 21 conquistas, mais duas do que a tricampeã Espanha. A Inglaterra completa o pódio histórico, com 12 títulos.
Depois das frustrações de 2012 e 2021, ambas em Paredes, Portugal tenta regressar aos títulos, algo que não acontece desde 2016.
A concentração da seleção está marcada para 04 de agosto, no Luso, seguindo para Paredes a 26.
Convocados de Portugal para o Euro2025
– Guarda-redes: Xano Edo (Oliveirense) e Guga (Valongo).
– Defesa/Médio: Hélder Nunes (FC Porto), Gonçalo Alves (FC Porto), Zé Miranda (Benfica) e Luís Querido (Óquei de Barcelos).
– Avançados: Rafa Bessa (Sporting), Rafa (FC Porto), Miguel Rocha (Óquei de Barcelos) e Alvarinho (Hockey Trissino).