Seguir o O MINHO

Alto Minho

Sete escolas de Ponte de Lima galardoadas com bandeira verde das Eco-Escolas

Ambiente

em

Foto: Divulgação / CM Ponte de Lima

Sete escolas de Ponte de Lima foram galardoadas com a bandeira verde das Eco-Escolas, anunciou esta quinta-feira aquela autarquia do Alto Minho.

Em comunicado, a Câmara de Ponte de Lima explica que as escola abrangidas pelo galardão são o centro educativo de Facha, centro educativo das Lagoas, EB Secundária de Arcozelo, EB António Feijó, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, EPRALIMA e ESA-IPVC.

A autarquia explica que o programa Eco-Escolas é um “projeto educativo internacional promovido pela organização não-governamental europeia Fundação para a Educação Ambiental e desenvolvido em Portugal pela ABAE – Associação Bandeira Azul para a Europa”.

“Trata-se de um programa que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade e que tem a parceria do Município de Ponte de Lima”.

“No âmbito dos vários desafios/projetos lançados anualmente por este Programa, a Escola Básica e Secundária de Arcozelo obteve ainda o 1.º escalão em ex aequo, com o vídeo Ciclo de Vida de uma Embalagem no desafio Geração Verdão. Trata-se de um projeto desenvolvido pela Novo Verde – Entidade Gestora de Resíduos de Embalagem, e tem como principal objetivo contribuir para uma cultura de reciclagem em Portugal”, explica o município.

“Apesar das dificuldades deste ano, face à pandemia de covid-19, a Associação Bandeira Azul da Europa concluiu a avaliação das Eco Escolas, como forma de reconhecer o trabalho das escolas e dos municípios que mantiveram o empenho e se adaptaram, conseguindo continuar o trabalho de educação para a sustentabilidade deste projeto”, acrescenta a mesma nota.

A cerimónia do Galardão Eco-Escolas 2020 está agendada para o dia 30 de outubro, às 14 horas, em Lisboa e terá um formato diferente, devido às contingências da pandemia.

Populares