Seguir o O MINHO

Alto Minho

Serra d’Arga vai ser Área de Paisagem Protegida Regional

Conservação ambiental

em

Foto: CM Caminha

Os municípios de Ponte de Lima, Viana do Castelo, Caminha e Cerveira vão criar a Área de Paisagem Protegida Regional da Serra d’Arga.

A câmara limiana aprovou a medida, em reunião de 18 de maio, argumentando que esta é “uma das áreas mais emblemáticas do Alto Minho” e contém um conjunto de “ecossistemas que devem ser salvaguardados e potenciados”.

Em comunicado, o município de Ponte de Lima realça que, “com base em estudos desenvolvidos sobre a Serra d’Arga, regista-se que o [seu] potencial natural e cultural apresenta um elevado risco”.

A criação da Área de Paisagem Protegida Regional da Serra d’Arga dará a oportunidade de criar condições que “permitam o desenvolvimento socioecónomico sustentável da área, com especial importância na geração de benefícios para as comunidades locais e na criação de novas dinâmicas, sobretudo, associadas à exploração do território do ponto de vista turístico e das atividades de educação e sensibilização ambiental”.

Dando o exemplo da gestão municipal da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, a Câmara de Ponte de Lima considera que esta classificação permitirá aos municípios com responsabilidade administrativa na área obter os resultados desejados na dimensão ambiental, contribuindo para a conservação da natureza e da biodiversidade da serra , bem como na dimensão socioeconómica.

O site serradarga.pt assinala a diversidade florística notável daquela área, salientado que lá se alimentam cabras, vacas e garranos, que coexistem no mesmo ecossistema do lobo.

Populares