Sérgio Laranjeira, natural de Esposende, licenciou-se na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), no curso de Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia, e foi também docente nesta escola. Agora, está na Alemanha, numa multinacional finlandesa de desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis.
Acaba de assumir a liderança da equipa de tecnologia da Metacore Games – chief techonology office (CTO) – no desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis.
Com sede em Helsínquia, na Finlândia, a Metacore Games acaba de expandir e abrir escritório em Berlim, Alemanha.
“Como CTO, também faço parte da equipa executiva da empresa. Atualmente, a Metacore Games tem um jogo com mais de 50 milhões de ‘downloads’ e que é conhecido em todo Mundo, Merge Mansion”, descreve, com orgulho, Sérgio Laranjeira, citado em comunicado do IPVC.
Formado no curso de licenciatura em Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, Sérgio Laranjeira manteve um vínculo ao Instituto por mais de uma década.
Foi docente deste Instituto entre 2007 e 2013, nos cursos de Design do Produto e Engenharia da Computação Gráfica, dando também aulas nos cursos CET em disciplinas como Ferramentas de Autoria, Ferramentas de Multimédia, Tecnologias Multimédia e Desenvolvimento Web.
“Tive a felicidade de aprender com docentes que acreditaram em mim”
Agora, em Berlim e numa empresa com expressão em todo o mundo, Sérgio Laranjeira não esquece o percurso feito no IPVC e confessa que sempre teve “um orgulho” pela instituição onde estudou e trabalhou e que, acrescenta, “ainda hoje” representa.
“Tive a felicidade de aprender com docentes que, para além de me ensinarem os primeiros passos no mundo de tecnologias multimédia, acreditaram em mim e me deram a fundação de conhecimento técnico, mas, acima de tudo, de liderança”.
E acrescenta: “Irei estar eternamente grato a Pedro Moreira, Pedro Castro, Pedro Faria, Ulisses Morais, João Nunes, Luís Romero e Miguel Bento Alves por terem sido mentores e, acima de tudo, amigos desde o início da carreira profissional”.
Depois do Politécnico de Viana do Castelo, Sérgio Laranjeira trabalhou em empresas como a Untile e a Farfetch. Em 2016, mudou-se para Berlin, trabalhando na Zalando, na N26 e na Delivery Hero até chegar, agora, à Metacore Games.