Segurança social representou a maior fatia das despesas públicas na UE em 2019

Economia
Segurança social representou a maior fatia das despesas públicas na ue em 2019
Foto: DR

A segurança social foi o setor que mais pesou nas despesas públicas na União Europeia (UE) em 2019, representando 19,3% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

De acordo com o gabinete estatístico europeu, de um total de 46,6% do PIB de despesas das administrações públicas da UE, a segurança social representou a área mais importante (19,3%).

Entre os Estados-membros, o rácio da despesa pública com a segurança social em relação ao PIB variou entre os 8,9% na Irlanda e os 23,4% em França, tendo atingido os 16,9% do PIB em Portugal.

Cinco Estados-membros – Finlândia, França, Dinamarca, Itália e Áustria – dedicaram pelo menos 20% do PIB à proteção social, enquanto a Irlanda, Malta, Bulgária e Roménia gastaram cada um menos de 12% do PIB.

A saúde representou o segundo maior setor das despesas públicas da UE (7,0%) em 2019, com a Áustria (8,3%), a Dinamarca (8,2%) e a França (8,0%) a registarem as maiores percentagens.

Em Portugal, as despesas com saúde pesaram 6,6% do PIB.

As despesas no setor dos serviços gerais da administração pública pesaram 5,8% do PIB na UE, com os rácios mais elevados a serem observados na Hungria (8,2%), Grécia e Finlândia (ambos 7,9%).

Em Portugal pesaram 6,7% do PIB, ligeiramente acima das despesas com a saúde.

No setor da educação (UE 4,7%), as maiores despesas públicas registaram-se na Suécia (6,9%), Dinamarca (6,3%), Bélgica (6,2%) e Estónia (6,0%). Portugal apresentou em 2019 uma despesa de 3,6% do PIB na educação.

A percentagem mais elevada de despesas governamentais em assuntos económicos em 2019 foi registada na Croácia (8,2% do PIB) e na Hungria (8,0%).

Na UE as despesas públicas totais representaram 46,6% do PIB e em Portugal 42,7%.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Tulipas embelezam jardins de braga com a primavera à espreita

Tulipas embelezam jardins de Braga com a primavera à espreita

Próximo Artigo
Fronteiras com espanha fechadas até 16 de março (mas reabre passagem em ponte da barca)

Fronteiras com Espanha fechadas até 16 de março (mas reabre passagem em Ponte da Barca)

Artigos Relacionados