SC Braga e Gil Vicente homenageiam Dito em jogo amigável

“Para sempre Dito”
Foto: Divulgação / Gil Vicente

SC Braga e Gil Vicente homenagearam Dito, antiga jogador de ambos os clubes, que faleceu no passado dia 3, no início do jogo de preparação que opôs as duas equipas na tarde desta quarta-feira no Estádio Cidade de Barcelos.

Antes do apito inicial, os jogadores das duas formações seguraram uma faixa com a mensagem “Para sempre Dito”, acompanhada pela exibição nos ecrãs do estádio da imagem do antigo internacional português, falecido durante o estágio realizado pelos barcelenses em Melgaço e sepultado no sábado em Barcelos, de onde era natural.

O SC Braga venceu os gilistas, por 1-0, no penúltimo encontro particular dos dois clubes minhotos antes da próxima edição da I Liga de futebol, disputado à porta fechada no Estádio Cidade de Barcelos.

O golo de João Novais, aos 34 minutos, estabeleceu diferenças num jogo-treino realizado seis dias depois do desaparecimento de Dito, antigo jogador dos ‘arsenalistas’ e ex-treinador dos juniores, que morreu aos 58 anos, quando se preparava para a segunda época seguida como diretor-geral dos ‘galos’, que também representou nos relvados.

Os treinadores Rui Almeida e Carlos Carvalhal optaram por não adiantar detalhes sobre os atletas utilizados no apronto, numa altura em que restam nove dias para o arranque oficial da temporada 2020/21 no futebol português.

O Gil Vicente fará no sábado a quinta e última partida de preparação diante do Vitória SC, em horário e local a designar, antes da visita ao Sporting, relativa à jornada inaugural da I Liga, em 19 de setembro, às 18:30, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

No mesmo dia, às 21:00, o SC Braga desloca-se ao Estádio do Dragão para medir forças com o campeão nacional FC Porto, uma semana após o oitavo teste de pré-época, que trará um jogo com o Farense, no sábado, às 20:00, no Municipal de Braga.

O antigo futebolista internacional português Dito, que desempenhava o cargo de diretor-geral do Gil Vicente, morreu aos 58 anos, quando seguia para o estágio da equipa em Melgaço.

O dirigente sentiu-se mal quando viajava de automóvel para o estágio que os minhotos estão a realizar até sábado em Melgaço, tendo sido assistido pelos médicos da formação de Barcelos no local e transportado mais tarde para o hospital de Monção, sem que os esforços surtissem efeito.

Eduardo José Gomes Cameselle Mendez, mais conhecido no futebol por Dito, nasceu em Barcelos em 18 de janeiro de 1962 e foi internacional em 17 ocasiões pela seleção nacional, tendo juntando passagens por Gil Vicente, Sporting de Braga, Benfica, FC Porto, Vitória de Setúbal, Sporting de Espinho, Torreense e Ovarense, entre 1975 e 1996.

À carreira como defesa central, abrilhantada pelas conquistas da I Liga e da Taça de Portugal ao serviço das ‘águias’, na temporada 1986/87, seguiu-se um percurso como treinador no Esposende, Salgueiros, Felgueiras, Chaves, Portimonense, Ribeirão, Moreirense, juniores do Sporting de Braga, Varzim, Famalicão e Sporting da Covilhã.

Na última época, Dito estreou-se em funções diretivas e ajudou o Gil Vicente a construir um plantel de raiz para assinalar o regresso à elite, a partir do Campeonato de Portugal, na sequência do ‘caso Mateus’, na companhia do conceituado treinador Vítor Oliveira, responsável pela 10.ª posição, com 43 pontos, 10 acima da zona de despromoção.

Notícia atualizada às 21h03 com mais informação.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados