Arquivo

Unidade Local de Saúde de Braga ganha prémio por projeto pioneiro de investigação clínica

BRAGAFirst
Unidade local de saúde de braga ganha prémio por projeto pioneiro de investigação clínica
Foto: DR / Arquivo

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga foi distinguida com um Prémio de Investigação pelo projeto BRAGAFirst, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a ULS, que integra o Hospital de Braga e dois Agrupamentos de Centros de Saúde, considera que “esta conquista representa o reconhecimento da criação da PBRN BRAGAFirst, que visa apoiar projetos de criação e desenvolvimento de estruturas de apoio à investigação clínica em cuidados de saúde primários”.

De acordo com a mesma fonte, o projeto BRAGAFirst tem como principal objetivo promover a excelência nos cuidados de saúde primários (CSP), através de investigação clínica e epidemiológica baseada na prática, com um enfoque multidisciplinar e alinhado com as reais necessidades dos cidadãos e da comunidade, assim como dos prestadores de cuidados de saúde.

Entre as suas áreas de atuação destacam-se: análise da situação de saúde na ULS Braga, criando uma base sólida para a priorização da investigação e a identificação de necessidades não satisfeitas nos principais programas de saúde da Direção-Geral da Saúde (DGS); estratificação da população pelo risco no SNS, possibilitando intervenções preventivas, personalizadas e mais adequadas ao bem-estar individual; potenciação da capacidade resolutiva dos Cuidados de Saúde Primários, reforçando o diagnóstico e o seguimento de doenças crónicas e melhorando a eficiência e acessibilidade aos cuidados de saúde.

O projeto também aposta na translação do conhecimento científico para a prática clínica, na incorporação de soluções digitais em saúde e no envolvimento dos cidadãos para melhorar a qualidade e os resultados dos cuidados prestados.

“A PRBN BRAGAFirst desempenha um papel fundamental na melhoria contínua dos cuidados de saúde primários, integrando a investigação e a prática clínica, promovendo a colaboração e a inovação e assegurando melhores resultados em saúde. Este prémio é um incentivo ao trabalho colaborativo e ao compromisso da nossa instituição com a excelência e a inovação”, refere Cláudia Bulhões, médica da USF Vida+ da ULS Braga e diretora da PBRN, citada no comunicado.

A PBRN BRAGAFirst é uma rede colaborativa que integra profissionais de saúde da ULS Braga, investigadores, académicos e parceiros estratégicos: o 2CA-Braga, o Centro de Medicina Digital P5 e o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Arquidiocese de braga reúne hoje com pais do colégio d. Diogo sousa

Arquidiocese de Braga reúne hoje com pais do Colégio D. Diogo Sousa

Próximo Artigo
Viana compra 15 autocarros elétricos por 5,1 milhões

Viana compra 15 autocarros elétricos por 5,1 milhões

Artigos Relacionados