Um novo pacote de satélites da rede de internet Starlink, do empresário Elon Musk, foi visto a partir de vários concelhos do Minho na noite deste domingo.
- Anúncio -
À nossa redação chegaram relatos do ‘comboio’ a passar por cima de diversas freguesias em Braga, Póvoa de Lanhoso, Guimarães ou Esposende.
Estes comboios de satélite podem ser vistos todas as noites, porque orbitam a Terra, mas a olho nu é cada vez mais complicado, e isso deve-se ao esforço do projeto Starlink VisorSta, que escurece os satélites de forma a que não interfiram na visão noturna a partir da Terra.
No entanto, nas primeiras horas após o seu lançamento e enquanto se movem para a localização final, refletem o brilho proveniente do nosso planeta, causado pela nossa própria iluminação artificial, e podem ser facilmente detetados a olho nu, causando por vezes confusões e até alegações de avisamentos de OVNIs.
Até hoje, a Space X já lançou mais de 4.500 satélites da rede Starlink, que providencia internet aos utilizadores em qualquer parte do mundo, incluíndo em locais remotos de Portugal como é o caso do Parque Nacional da Peneda-Gerês, na Serra da Estrela ou até em toda a Zona Económica Exclusiva portuguesa que vai até centenas de milhas da costa, no Oceano Atlântico
Mas desses 4.500, encontram-se operacionais apenas 3.586, algo que preocupa astrónomos por considerarem que tem contribuído para o aumento do lixo espacial.
Nos próximos anos, a rede Starlink deverá crescer para perto dos 50.000 satélites, encontrando-se ainda em aprovação o pedido do lançamento de mais 30.000.