Seguir o O MINHO

Braga

São João de Braga está na final das 7 Maravilhas da Cultura Popular

7 Maravilhas da Cultura Popular

em

Foto: DR

As Festas de São João de Braga alcançaram hoje um lugar na final das 7 Maravilhas da Cultura Popular, numa emissão transmitida pela RTP a partir de Loulé.


As mais antigas festas sanjoaninas de Portugal foram das maravilhas mais votadas e carimbaram o passaporte para a grande final de Bragança, agendada para o dia 05 de setembro.

“Esta conquista é importante para reforçar a marca do São João de Braga como a Maior e Mais Antiga Festa Popular de Portugal”, atira Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga.

Firmino Marques / RTP

Firmino Marques destaca a enorme importância dos bracarenses estarem unidos em torno deste concurso, reforçando que este envolvimento “será crucial para alcançar um bom resultado na final”, uma vez que a atribuição do título de Maravilha depende das chamadas telefónicas feitas pelos portugueses. “Temos sentido o apoio dos bracarenses, e dos portugueses em geral, quer nas ruas, quer nas redes sociais”, acrescenta o responsável das sanjoaninas. Deixa ainda o desafio “Contamos com o apoio de todos, nesta ponta final!”

Para votar nas Festas de São João de Braga basta utilizar a linha telefónica 760 207 821 [custo da chamada 0,60€+IVA], sendo que as linhas só serão abertas após a segunda semifinal do concurso, que acontecerá no próximo fim de semana.

Organizado pelas 7 Maravilhas de Portugal, esta edição dedicada à Cultura Popular tem como categorias o artesanato, artefactos, lendas e mitos, festas e feiras, músicas e danças, rituais e costumes, procissões e romarias.

Anúncio

Braga

Póvoa de Lanhoso recebeu hoje os primeiros doentes covid para “aliviar hospitais” da região

Covid-19

em

Foto: CM Póvoa de Lanhoso

A unidade de cuidados moderados instalada na antiga residência universitária do ISAVE, na Póvoa de Lanhoso, recebeu hoje os primeiros doentes covid vindos de hospitais da região, anunciou a autarquia local.

A cargo da Santa Casa da Misericórdia de Póvoa de Lanhoso e da Câmara, esta unidade pretende “aliviar os hospitais” que se encontram quase lotados com este tipo de doentes, como é o caso do Hospital de Guimarães, que transferiu hoje utentes para esta nova unidade.

“A Póvoa de Lanhoso, é mais uma vez, um exemplo no apoio e combate à pandemia que todos assombra. Um trabalho fantástico, realizado pela instituição povoense em parceria com a Câmara Municipal, que pretende aliviar os hospitais da região”, refere a autarquia.

O edifício já teve verificação técnica da ARS Norte, conforme avançou o provedor da SCMPL a O MINHO: “Tem ótimas condições”.

Foto: CM Póvoa de Lanhoso

Para aquela unidade vão ser contratados 40 enfermeiros, 50 auxiliares de ação médica e entre oito a 10 médicos.

O acordo é de três meses renováveis. “Depende muita da pandemia. Se evoluir negativamente, podemos passar para 120 e no limite para 160 camas”, adianta o provedor Humberto Carneiro, informando que o investimento nas instalações é de 200 mil euros.

O Estado pagará, depois, por utente, podendo a Misericórdia acabar por não reaver o valor total do investimento.

“À partida é difícil [cobrir o investimento], mas estamos a cumprir uma missão nacional, portanto o setor social tem que se aliar ao Estado, neste caso ao SNS, no que é uma dificuldade que nos atinge a todos. As Misericórdias fazem parte da solução”, realça o provedor, destacando que tal só é possível graças ao “empenho da Câmara junto da entidade que é proprietária do imóvel” no sentido de o disponibilizar.

Continuar a ler

Braga

Carro capotado na circular de Braga

Acidente

em

Foto cedida a O MINHO por André Novais

Um automóvel capotou após despiste na circular de Braga, junto ao nó que dá acesso ao Braga Parque, ao final da tarde desta sexta-feira, provocando ferimentos numa pessoa.

No local estiveram Bombeiros Sapadores de Braga com uma equipa de desencarceramento e uma ambulância, havendo registo de um ferido, transportado para o hospital local com ferimentos ligeiros.

Foto cedida a O MINHO por André Novais

O trânsito encontra-se condicionado no sentido Norte-Sul.

O alerta foi dado às 19:18.

(notícia atualizada às 20h32 com mais informação)

Continuar a ler

Braga

Empreendedorismo aproxima Braga do Irão

Diplomacia

em

Foto: Divulgação / InvestBraga

O embaixador do Irão, Morteza Damanpak Jami, visitou esta sexta-feira, 20 de novembro, a cidade de Braga, com visitas à InvestBraga, Startup Braga e ao Município.

Em comunicado, a InvestBraga refere que esta visita “permitiu mostrar o dinamismo da cidade e da região, nomeadamente as suas vantagens competitivas e o ecossistema económico e empresarial”.

Acompanhado pelo primeiro-secretário e conselheiro da Embaixada, Mohammad Farahat, o embaixador esteve reunido com Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga e com Gil Carvalho, responsável pela área da Dinamização Económica e Atração de Investimento da InvestBraga.

Durante a reunião foram apresentados os principais atores económicos, científicos e culturais do concelho de Braga, “de forma a promover aquilo que de melhor se faz na região”, refere a mesma nota.

Na Startup Braga, a comitiva conheceu o ecossistema empreendedor da região que, como sublinhou Ricardo Rio, presidente do Câmara e da InvestBraga, é semelhante ao da cidade iraniana Yazd.

“Yazd é uma cidade com uma grande história e um grande dinamismo, com uma presença muito forte do ponto de vista da cultura, da investigação e do empreendedorismo, áreas que Braga tem valorizado nos últimos anos e que podem ser fortalecidas entre as cidades e os seus agentes”, referiu o edil.

Ricardo Rio destacou ainda que o concelho está “fortemente empenhados em construir uma relação duradoura com diversos países e agentes económicos, no sentido de colocar Braga no radar do investimento internacional”.

A parte da tarde foi reservada para a visita a outros pontos de atratividade da cidade, como a reitoria da Universidade do Minho e a visita à empresa bysteel, do dst group.

Recorde-se que a visita do Embaixador do Irão a Braga insere-se no âmbito de uma iniciativa dinamizada pela InvestBraga, que tem como missão promover o contacto do corpo diplomático com a realidade bracarense enquanto vetor estratégico de promoção da cidade e dos seus ativos.

Continuar a ler

Populares