Rui Rio vai estar este sábado, às 19:00 em Arcos de Valdevez, onde irá presidir à cerimónia de tomada de posse da Comissão Política e restantes órgãos concelhios do Partido Social Democrata (PSD), eleitos nas últimas eleições internas daquela importante estrutura do partido no distrito de Viana do Castelo. O líder social-democrata regressa ao concelho pela terceira vez em pouco mais de um ano, depois de aí ter estado durante a campanha interna e a apresentação de um livro do eurodeputado José Manuel Fernandes.
A secção de PSD de Arcos de Valdevez é a segunda maior do Alto Minho, logo atrás de Viana do Castelo, com cerca de 1.100 militantes. Ao longo dos anos tem tido um peso muito importante nas eleições para a Comissão Política Distrital do partido, dado o número elevado de militantes, mas também à sua coesão, ponto que a distingue da secção de Viana do Castelo, e que lhe tem valido elevada influência nos atos eleitorais para aquele órgão, que tem como principal poder a escolha da lista de deputados.
Para além disso, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez é liderada pelo PSD há várias décadas – um caso único do partido no distrito. Até 2013, esteve à frente dos destinos do concelho Francisco Araújo, que saiu devido à lei da limitação de mandatos, tendo sido substituído por João Esteves, atual edil.
Nas últimas eleições legislativas, com Pedro Passos Coelho a candidato, a passagem pela vila minhota marcou, de certa forma, o início da campanha, quando o então Primeiro-Ministro social-democrata foi levado em ombros por apoiantes, situação que deu ânimo às hostes laranjas e transmitiu uma imagem positiva ao país.
Este sábado, segundo disse fonte do PSD local a O MINHO, Rui Rio “será recebido em Arcos de Valdevez por quase 600 militantes e simpatizantes, na sua primeira passagem oficial pelo concelho”, onde ganhou com 75% nas eleições diretas do PSD, obtendo 452 dos 602 votos.
Na estrutura local do partido, em que as eleições decorreram no passado dia 19 de janeiro, o vice-presidente da Câmara Municipal, Hélder Barros, foi reeleito líder da concelhia.
“Participaram 51% dos militantes de um universo de 343 com quotas em dia”, refere a mesma fonte.
A seguir à cerimónia de tomada de posse terá lugar o Jantar de Ano Novo, momento que contará com a presença de José Silvano, secretário-geral do PSD, que deverá reencontrar Emília Cerqueira, deputada arcuense que terá, “inadvertidamente”, marcado as presenças do também deputado nos plenários da Assembleia da República, situação que gerou polémico no país no final de 2018.
Da agenda de Rui Rio deste sábado pela região, há ainda a presença na tomada de posse do PSD de Vila Verde, às 20:00, onde António Vilela, actual presidente da Câmara foi reeleito. Uma votação sui generis já que contou com a oposição de um jovem, o presidente da Junta de Cervães, que obteve, no entanto, uma votação residual. A tomada de posse está marcada para uma Quinta, na freguesia de Gême, e, segundo fonte do PSD local, estão previstas mais de 500 pessoas