Ruben Veloso deixou a bicicleta em casa e foi correr trail de 4 dias no PNPG. E ganhou

Ciclista Ruben Veloso, vencedor do PGTA 2018, na categoria de Starter. Foto: DR

Ruben Veloso venceu a edição de 2018 do Peneda-Gerês Trail Adventure (PGTA), na categoria Starter, prova disputada em quatro etapas, entre 12 e 15 de maio, numa distância total de 78 quilómetros, que percorreu em 08:12:47 horas, conseguindo uma vantagem de 34:35 minutos para o holandês Bart-Jan Westerhof, segundo classificado.

O ciclista de Arcos de Valdevez, que se define como um trepador, largou a bicicleta e foi o mais rápido em todas as provas disputadas em Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Melgaço e Peneda-Lindoso, logo na primeira vez em que participou num trail.

Ruben Veloso com os atletas do Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez. Foto: DR

Ruben Veloso, que participou no PGTA com as cores do Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez (CAAV), relatou a O MINHO o que sentiu ao longo dos quatro dias:

“Na primeira etapa, em Ponte da Barca, etapa rolante e rápida, de 15 quilómetros, defendi-me o melhor possível e procurei segurar logo a liderança da prova”.

“Na segunda etapa, em Arcos de Valdevez, a minha terra, foi a etapa em que queria mesmo chegar na frente. Percorremos 17 quilómetros e fiquei em 1.º lugar na categoria”.

“Na 3.ª etapa, entre Sistelo e Lamas de Mouro… mas que dureza! Frio e chuva, muita pedra. Percorremos 30 quilómetros, a prova mais longa, com muito sofrimento para chegar ao fim”.

“Na 4.ª etapa, entre a Peneda e o Soajo, percorremos 19 quilómetros. Estava mais tranquilo, já levava 21 minutos de vantagem para o segundo classificado [o atleta holandês], mas o meu objetivo era ganhar etapa: podia não ter pernas mas tinha a mente a trabalhar”.

No final, em conversa via Facebook com O MINHO, o atleta agradeceu o apoio pela vitória, que dedica ao Município de Arcos de Valdevez e ao CAAV, e deu os parabéns a Carlos Sá: “Foi uma experiência fantástica, fazer uma prova de trail por etapas, com este nível, pela primeira vez. Mais uma vez parabéns ao Carlos Sá”.

No Peneda-Gerês Trail Adventure 2018, também na categoria Starter, destaque ainda para José Fernandes, outro arcuense, que ficou na terceira posição, fechando o pódio, com um tempo de 08:51:43 horas, mais 38:55 minutos que o vencedor.

Ruben Veloso na W52
Ruben Veloso no pelotão
Ruben Veloso 5.º em Angola
Ruben Veloso na ACCC Trofense

Nas bicicletas, Ruben Veloso, ciclista de 25 anos, enverga atualmente a camisola da  ACDC Trofense, depois de ter passado pela W52 e pelas equipas espanholas Nova Caixa Galicia e Autronic – CC Vigués. Em 2015, foi quinto na Volta a Angola, melhor resultado da carreira, até ao momento.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x