É esperada grande quantidade de chuva para o Minho durante o período natalício, com maior frequência a partir do final da manhã deste sábado, prolongando-se todo dia, e durante a manhã e tarde de domingo, dia 25. Pode ainda ocorrer provocada forte e persistente, sobretudo no domingo.
De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para este sábado, são esperados períodos de chuva, sendo por vezes forte e persistente no Minho a partir da manhã e em todo o litoral a norte do Cabo Mondego a partir da tarde.
Há ainda possibilidade de ocorrência de trovoada, por vezes forte e persistente em toda a região litoral minhota. O vento soprará por vezes forte nas terras altas e no litoral, com rajadas até 65 km/h e 80 km/h, respetivamente.
O período mais crítico ocorre no Alto Minho, já a partir do final da manhã, esperando-se queda de chuva abundante nos concelhos de Caminha, Cerveira, Valença e Monção, afetando, já ao início da tarde, a região mais a este, nomeadamente os concelhos do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Esta noite, a partir das 23:00, nova descarga sobre o Alto Minho, desta vez em zona mais central, afetando Arcos de Valdevez, Ponte de Lima e Paredes de Coura.
Por volta das 02:00 de domingo é esperada trovoada forte em quase toda a região minhota, com especial persistência nas regiões do litoral e fronteiriças com a Galiza. Manhã e tarde de dia 25 voltam a ter episódios de chuva, mas em declínio, esperando-se que abrande em definitivo a partir da noite.
Rio de humidade tropical
De acordo com o jornal La Voz da Galicia, a origem deste episódio de precipitação está num rio atmosférico de humidade tropical que vem aumentando a quantidade de água desde a sua formação, há alguns dias, na região do Caribe.
Um anticiclone estacionado no Mediterrâneo, aponta a mesma fonte, está a prender a frente que se encontra em região da Galiza e Minho, fazendo com que a chuva seja prolongada durante, pelo menos, dois dias. E persistente.
Contudo, são esperadas ‘tréguas’ de, pelo menos, dois dias depois do Natal, fruto de uma massa de ar polar que irá ‘empurrar’ os resquícios do rio deste Natal, trazendo baixa de temperatura.
Aviso laranja
Os distritos de Viana do Castelo e Braga vão estar sob aviso laranja – o segundo mais grave – a partir de hoje por causa da chuva, segundo o IPMA.
O aviso laranja para estes dois distritos, para onde estão previstos períodos de chuva por vezes forte e persistente, estará ativo entre as 18:00 de sábado e as 03:00 do dia de Natal, passando depois a amarelo (o terceiro da escala).
Antes, entre as 09:00 e as 18:00 deste sábado, ambos distritos estão sob aviso amarelo, também por causa da chuva.
O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo a partir das 18:00 de sábado os distritos do Porto e Vila Real, assim como a Madeira (costa Norte, costa Sul e regiões montanhosas).
Segundo o IPMA, estarão ainda sob aviso amarelo, mas por causa da agitação marítima, os distritos de Coimbra, Aveiro, Viana do Castelo, Porto e Braga. Esse aviso ficará ativo a partir das 00:00 de dia 25.