Renovado lugar onde existia uma capela que foi ‘engolida’ pela areia em Apúlia

Requalificação
Renovado lugar onde existia uma capela que foi 'engolida' pela areia em apúlia

Foram hoje inauguradas as obras de beneficiação da envolvente do Cruzeiro da Agra dos Mouros, em Apúlia, concelho de Esposende. A cerimónia de bênção da obra esteve a cargo do arcipreste de Esposende e pároco de Apúlia, padre Rui Neiva.

Em comunicado, a Câmara de Esposende diz que “a intervenção era há muito reclamada pelas gentes de Apúlia, particularmente pelos residentes do lugar de Paredes, e foi concretizada pelo Município num investimento superior a 50 mil euros, a que se soma o montante despendido na aquisição de uma parcela de terreno, com uma área de 243 metros quadrados”.

Renovado lugar onde existia uma capela que foi 'engolida' pela areia em apúlia
Foto: CM Esposende

Segundo referências históricas citadas pela autarquia, “por volta dos séculos XII ou XIII, implantava-se ali a primitiva Igreja de Apúlia, a então “Villa Parietes”, que se supõe ter ficado submersa pelas areias, restando dessa época unicamente o Cruzeiro da Agra dos Mouros.

A Câmara refere que, embora “identificado no PDM de Esposende como Património Inventariado Edificado, o Cruzeiro encontrava-se em mau estado de conservação”.

“Em resposta ao pedido dos Apulienses, a Câmara Municipal procedeu à sua beneficiação, com o intuito de lhe restituir o seu valor histórico-cultural, sendo que a peça foi relocalizada para nascente e procedeu-se à requalificação do espaço envolvente, através da criação de uma zona arborizada e colocação de bancos e uma papeleira”, diz Benjamim Pereira, presidente da Câmara, citado no comunicado.

Posteriormente, será colocado um ponto de ligação à rede de abastecimento de água pública, assim que seja concretizado ramal de ligação na Rua do Cruzeiro dos Mouros, aquando da execução das infraestruturas naquele troço da via.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Incêndio florestal lavra desde a madrugada em ponte da barca

Incêndio florestal lavra desde a madrugada em Ponte da Barca

Próximo Artigo
Igreja, empresas e habitantes querem novo nó da a7, diz deputado de famalicão

Igreja, empresas e habitantes querem novo nó da A7, diz deputado de Famalicão

Artigos Relacionados