Nova linha dupla de alta tensão vai passar em Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Guimarães e Fafe

Energia
Nova linha dupla de alta tensão vai passar em vieira do minho, póvoa de lanhoso, guimarães e fafe
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO / Arquivo

Vem aí um projeto para a criação de uma linha aérea dupla de alta tensão, ao longo de 25,6 quilómetros, entre a Caniçada (Vieira do Minho) e Fafe. A proposta é da empresa REN – Rede Eléctrica Nacional, S. A. e foi esta semana (dia 14) publicada em Diário da República.

Esta linha, refere o texto publicado e assinado pela subdiretora-geral de Energia e Geologia, Maria José Espírito Santo, servirá para apoiar as linhas já existente que ligam a Caniçada e Fafe a Riba d’Ave, em Famalicão.

De acordo com um relatório da Agência Portuguesa do Ambiente, datado de 2020, esta linha vai passar pelo concelho de Fafe (União de freguesias de Agrela e Serafão, União de freguesias de Freitas e Vila Cova, União de freguesias de Monte e Queimadela); concelho de Guimarães (freguesia de Gonça); concelho de Póvoa de Lanhoso (União das freguesias de Calvos e Frades, União das freguesias de Esperança e Brunhais, União das freguesias de Fonte Arcada e Oliveira, Serzedelo, Sobradelo da Goma, Travassos) e concelho de Vieira do Minho (União das freguesias de Anissó e Soutelo, Guilhofrei, Mosteiro e Parada de Bouro).

“Faz-se público que, nos termos e para os efeitos do artigo 19.º do Regulamento de Licenças para Instalações Elétricas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 26852, de 30 de julho de 1936, na sua redação atual, estará patente na Direção-Geral de Energia e Geologia, sita na Av.ª 5 de Outubro, n.º 208 (Edifício St.ª Maria), 1069-203 Lisboa, e na secretaria das Câmaras Municipais dos concelhos de Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Guimarães e Fafe, em todos os dias úteis, durante as horas de expediente, pelo prazo de 15 dias, a contar da data da publicação deste édito no Diário da República, o projeto apresentado pela empresa REN – Rede Eléctrica Nacional, S. A., a que se refere o processo El 1.0/68216”, pode ler-se no decreto.

Pretende-se estabelecer uma “linha aérea dupla, a 150 kV, entre o atual apoio n.º 2 da Linha Caniçada – Riba de Ave 1 e o atual apoio n.º 34 da linha Fafe – Riba de Ave 2, ficando constituída a linha aérea dupla, a 150 kV, Caniçada – Fafe 2, numa extensão de 25.686 metros”.

Refere a mesma nota que “os circuitos, entre o atual apoio n.º 2 e o futuro apoio n.º 52 da linha Caniçada – Fafe 2, ficam ligados em paralelo (shuntados) para garantir a capacidade de transporte necessária”.

“Todas as reclamações contra a aprovação deste projeto devem ser presentes na referida Direção-Geral ou na secretaria daquelas Câmaras Municipais, dentro do citado prazo”, finaliza o documento.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ps afirma ter conquistado os dois mandatos do círculo da europa

PS afirma ter conquistado os dois mandatos do círculo da Europa

Próximo Artigo
Tiago brandão rodrigues, de paredes de coura, deixa de ser ministro da educação

Tiago Brandão Rodrigues, de Paredes de Coura, deixa de ser ministro da Educação

Artigos Relacionados