Quatro e Meia e Ana Moura nas Festas de S. José na Póvoa de Lanhoso

Serão as “melhores de sempre”

30 espetáculos, cinco deles de artistas ‘nacionais’ e os restantes 25 de músicos ou grupos da região. É este o cartaz recreativo das Festas de S. José, que decorrem de 14 a 23 de março na Póvoa de Lanhoso.

O presidente da Câmara Frederico Castro destacou os concertos de Ana Moura, a abrir no dia 15, de Os Quatro e Meia, dia 18, e o cantor Papillon, a 22.

O programa tem, também, um cariz religioso – que lhe está na origem – e que se consubstancia nas missas solenes na Igreja Matriz e na Majestosa Procissão Solene, no dia 19, em honra do Santo. Nas Festas haverá, também, a benção das obras de restauro de inaugurado um monumento do centenário da paróquia de Nossa Senhora do Amparo.

Em termos estritamente culturais, os destaques vão para a abertura, no dia 15, na Praça eng.º Armando Rodrigues da Exposição Herálfica Autárquica do concelho, de um evento evocativo do bicentenário do Camilo Castelo Branco.

Na manhã de hoje, o pesidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, apresentou o cartaz das festas de S. José para este ano. Acompanhado pela vereadora da Cultura, Fátima Moreira e pelo vereador do Turismo e Eventos, Ricardo Alves, o momento contou também a presença do pároco de Nossa Senhora da Amparo, padre Armindo Gonçalves, e do presidente da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, Domingos Silva.

Com o Salão Nobre repleto com muitos dos artistas que fazem parte do cartaz, o presidente da autarquia afirmou: “Queremos que estas sejam as melhores festas de S. José de sempre”.

Frederico Castro agradeceu a presença de todos, disse que gostaria que todos se sentissem parte das festas e acrescentou: “Queremos que este seja um cartaz robusto, apesar das limitações financeiras, conseguimos ao longo destes anos apresentar um cartaz que a cada ano é mais robusto. Conseguimos trabalhar numa parceria que vai aditivar o cartaz destas festas e trazer algo mais que ajude a proporcionar momentos de bem estar e felicidade e despertar a curiosidade das pessoas, também de outros concelhos.”

Artistas do concelho

Com os conhecidos nomes do panorama artístico nacional Ana Moura, Quatro e Meia e Papillon, o cartaz inclui também artistas do concelho, bandas de música e ranchos folclóricos, oferecendo palco ao que de melhor existe e é feito no concelho.

Apesar de ter estado ausente por motivos familiares, o artista Domingos Silva que todos os anos ajuda a abrilhantar e a enriquecer o São José, sempre com um cartaz diferente, também foi referido. Para este ano readaptou-se a pintura do cartaz de 2020, cujas festas ficaram sem efeito devido à pandemia.

Como habitualmente, os pontos altos das Festividades, que aliam sagrado e profano, são a Majestosa Procissão (19 de março) e o Cortejo Etnográfico (16 de março). No entanto, 2025 é o ano que marca o centenário da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo e a 14 de março, relembrando o dia em que foi criada a Paróquia pelo Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos, irá decorrer a bênção das obras de restauro da Igreja e dedicação do novo altar.

A procissão de S. José é outro momento que irá conferir às Festas a sua grandiosidade, na qual irão participar cerca 34 andores, em representação de todas as 29 paróquias do arciprestado, que conta com o andor da Confraria de Nossa Senhora do Amparo, recentemente reavivada .

Fim de semana gastronómico

A realização do fim-de-semana gastronómico nos dias 15, 16 e 19, destacando o Cabrito à São José e as Rochas do Pilar, completa as incontáveis razões para visitar a Póvoa de Lanhoso, entre 14 e 23 de março. Poderá ser saboreado nos restaurantes aderentes este ex-libris da gastronomia da Póvoa de Lanhoso e, a par desta iniciativa, há também a possibilidade de aproveitar o desconto de 10% nos estabelecimentos hoteleiros que aderiram a esta iniciativa.

Apresentação do programa. Foto: CM Póvoa de Lanhoso

Para os povoenses que não se puderem deslocar à Póvoa de Lanhoso e para emigrantes que tanto valorizam as ligações à sua terra, algumas das iniciativas serão transmitidas através das redes sociais do Município, como é o caso do Cortejo Etnográfico, a cerimónia do hastear da bandeira, a missa e a procissão de S. José.

Procurando uma programação equilibrada, com continuidade, mas também novidade e preservação dos elementos mais característicos desta que é a primeira grande festa popular de cada ano, no Minho, a Câmara Municipal conta com a parceria de todas as entidades e instituições concelhias na organização destas festas “que tanto prometem”, assim o permitam as condições meteorológicas.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados