A pianista Maria João Pires sofreu um “AVC ligeiro”, o que a impossibilita de cumprir as datas para os concertos agendados, onde se inclui o concerto de dia 13 de junho no Theatro Circo, em Braga, além de passagens pelo Festival de Sintra e Teatro das Figuras, em Faro, anunciou hoje a sala de espetáculos bracarense.
De modo a proceder à devolução e reembolso dos bilhetes, deverá ser contactado o ponto de venda onde foram adquiridos a partir de 11 de junho e até 08 de julho de 2025.
Para mais informações, os portadores de bilhete deverão entrar em contacto com o Theatro Circo através do e-mail [email protected] ou por telefone em 253 203 800.
Esta seria a estreia de Maria João Pires na cidade após mais de 50 anos de carreira e 80 de vida.
“Considerada uma das mais virtuosas pianistas de todos os tempos, começou a tocar piano sozinha aos três anos, um ano antes da sua primeira apresentação pública. Entre 1953 e 1960, Maria João Pires estudou no Conservatório de Lisboa, e aos 17 anos recebeu uma bolsa da Fundação Gulbenkian para estudar na Alemanha, primeiro na Musikhochschule em Munique, com Rosl Schmid, e depois em Hanover, com Karl Engel. O início da sua carreira internacional deu-se nos anos 80, quando se estreou em recitais em Londres – no Queen Elizabeth Hall – e em Nova Iorque, no incomparável Carnegie Hall”, refere o Theatro Circo, em comunicado enviado às redações.
As suas “sublimes interpretações” de Schubert, Mozart e Chopin são admiradas universalmente, a solo ou com orquestra – numa lista onde figuram a Filarmónica de Berlim, a Orquestra Sinfónica de Boston, a Orquestra de Paris e a Filarmónica de Viena.
Foi distinguida com “prémios prestigiados”, como o Prémio Gramophone e o Prémio Caecilia, e recebeu condecorações como a Ordem do Infante D. Henrique e a Legião de Honra francesa.