Seguir o O MINHO

Famalicão

Quase 1600 animais foram abandonados em Famalicão nos últimos dois anos

Número de animais adotados é menor

em

Foto: DR/Arquivo

O município Famalicão vai lançar uma campanha de comunicação e sensibilização contra o abandono dos animais. Com o mote “um ser vivo não é um brinquedo”, a campanha promovida e realizada pela autarquia em colaboração com o movimento “Patas Solidárias”. Nos últimos dois anos, 1599 cães e gatos foram abandonados no concelho.

“Com a proximidade do período de férias, o número de animais abandonados costuma aumentar e é precisamente isso que queremos contrariar e combater”, assinala o presidente da Câmara, Paulo Cunha, afirmando que “com esta campanha pretende-se consciencializar as pessoas invocando os sentimentos de humanidade, responsabilidade e amor”. E acrescenta “um ser humano não abandona um animal”.

De acordo com os dados estatísticos em 2017, foram recolhidos pelos serviços do canil municipal de Famalicão 841 animais abandonados no concelho, sendo que em 2018, foram recolhidos 758 animais abandonados. Em relação aos animais adotados os números subiram de 433 em 2017 para 541 em 2018.

Para além das redes sociais e plataformas online do município, serão desenvolvidas também ações de comunicação no espaço público, através da colocação de outddors e outros suportes de comunicação.

Anúncio

Famalicão

Politécnico do Cávado e Ave abre novos cursos técnicos superiores em Famalicão

Nas antigas instalações da cooperativa de ensino Didáxis

em

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai começar a funcionar, a partir de setembro, também nas antigas instalações da cooperativa de ensino Didáxis, em S. Cosme, Famalicão, anunciou hoje aquela academia.

Em comunicado, o IPCA refere que ali serão ministrados cursos técnicos superiores profissionais nas áreas da Gestão, do Design, da Tecnologia e da Hotelaria e Turismo.

Segundo o IPCA, a escolha de Vila Nova de Famalicão para o funcionamento daqueles cursos relaciona-se com o objetivo de dar resposta às necessidades das empresas da região em termos de recursos humanos qualificados, mas também por aquele ser o município mais exportador do norte de Portugal e o terceiro do país.

No ano letivo 2018/2019, o IPCA começou a funcionar também em Famalicão, com um curso técnico superior profissional de Design de Moda nas instalações do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE).

Agora, o instituto entendeu alargar a sua oferta formativa a outras áreas, pelo que no próximo ano letivo vão estar em funcionamento em Famalicão os cursos técnicos superiores profissionais de Apoio à Gestão, Comércio Eletrónico, Design de Moda, Exportação e Logística, Eletrónica, Automação e Comando, Energia, Telecomunicações e Domótica e Sistemas Eletrónicos e Computadores.

O IPCA disponibiliza também cursos técnicos superiores profissionais no pólo de Guimarães (AvePark), em Braga e no campus em Barcelos.

Além destes cursos, o IPCA oferece ainda 14 licenciaturas, 14 mestrados e 8 pós-graduações que funcionam no campus de Barcelos, em regime laboral e pós-laboral.

Continuar a ler

Famalicão

Conselho Estratégico do PSD debate em Famalicão propostas para melhor política de educação

Conselho Estratégico Nacional (CEN) é responsável pela elaboração do Programa Eleitoral para as próximas Eleições Legislativas

em

David Justino, coordenador nacional do CEN. Foto: Divulgação / Arquivo

“Descentralização administrativa na Educação”. É este o tema escolhido pelo Conselho Estratégico Nacional (CEN) do PSD para um debate que decorre hoje, segunda-feira, pelas 21:30, na Casa das Artes em Vila Nova de Famalicão.

De acordo com o coordenador distrital da CEN, Emídio Guerreiro, a conferência, que terá como ponto de partida de análise e discussão, a experiência do Município na matéria, conta com intervenções de Leonel Rocha, vereador local da Educação e Jonas Maciel, diretor do agrupamento escolas de Gondifelos.

O encerramento está a cargo de David Justino, coordenador nacional do CEN e ex-ministro da Educação.

Em setembro haverá um segundo debate no distrito sobre os problemas da educação e respetivas propostas para um plano de governo a apresentar aos eleitores, intitulado “que escola temos, que escola queremos!” e que centrará a discussão em torno de aspetos como os da avaliação e da flexibilidade curricular.

Continuar a ler

Famalicão

Cinco feridos em acidente em Famalicão

Em Ribeirão

em

Foto: Facebook

Uma colisão rodoviária com três veículos, na freguesia de Ribeirão, em Vila Nova de Famalicão, provocou hoje cinco feridos ligeiros, disse à Lusa fonte dos bombeiros.

De acordo com os Bombeiros Voluntários de Famalicão, o alerta para o acidente, na estrada nacional 14, foi dado às 22:54, sendo que a via já se encontra transitável.

Do acidente, uma colisão frontal, resultaram cinco feridos ligeiros, todos transportados para o Hospital de Famalicão.

No local estiveram um total de 20 operacionais e seis veículos, entre elementos dos bombeiros e da GNR.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares