PSP de Braga “oferece” concerto à cidade no seu 142.º aniversário

Comemorações duram cinco dias
Psp de braga "oferece" concerto à cidade no seu 142. º aniversário
Foto: Divulgação / CM Braga

Um concerto solidário pela Banda Sinfónica da PSP, com a participação da soprano Elisabete Matos, é um dos destaques das comemorações do 142.º aniversário da PSP de Braga, que decorrerão entre 25 e 30 de maio, foi hoje anunciado.

Segundo o comandante distrital da PSP, Pedro Teles, no concerto, marcado para o dia 29 de maio, participará ainda o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

“É um concerto que a PSP oferece à cidade”, referiu, sublinhando que Elisabete Matos “é considerada a melhor soprano portuguesa de todos os tempos”.

A entrada tem um custo simbólico de um euro e as receitas da bilheteira reverterão a favor da delegação de Braga da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACM).

O programa das comemorações integra ainda o 2.º Fórum Segurança, entre os dias 28 e 30 de maio, em que serão debatidas questões como segurança e saúde no Trabalho, segurança contra incêndios em edifícios e segurança eletrónica e privada.

Representantes da PSP, do Sport Lisboa e Benfica e do grupo Auchan, o antigo ministro da Administração Interna Rui Pereira e o CEO da Douro Azul, Mário Ferreira, serão alguns dos palestrantes.

A organização espera cerca de mil participantes.

Uma exposição de meios policiais e uma demonstração cinotécnica são outros dos números programados para as comemorações dos 142 anos da PSP de Braga.

Para o presidente da Câmara, Ricardo Rio, estas comemorações “podiam bem ser a celebração de Braga, Cidade Segura”.

O autarca de Braga destacou ainda que as comemorações vincam a versatilidade do Altice Forum Braga, que vai acolher as diferentes atividades programadas.

A Polícia de Segurança Pública surgiu em Braga em 30 de maio de 1877, tendo começado efetivamente a funcionar em 31 de outubro desse mesmo ano.

Em 1935, os efetivos policiais começam a ser transportados em veículos motorizados.

Por essa altura, há um reforço de efetivos e da atividade no distrito, materializado na abertura de novos postos policiais em Barcelos e Vila Nova de Famalicão.

Mais tarde, abrem mais dois postos dependentes do Comando de Braga, em Fafe e Pevidém, mas foram, entretanto, desativados.

A atual estrutura do Comando de Braga remonta a 2009, definindo as subunidades operacionais em duas divisões policiais, uma sediada em Braga e a outra em Guimarães, compostas por valências de segurança e ordem públicas, trânsito, investigação criminal, armas e explosivos, ambiente, segurança privada e informações policiais.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Cachorros vivos deitados ao lixo fechados em sacos em vila verde

Cachorros vivos deitados ao lixo fechados em sacos em Vila Verde

Próximo Artigo
Associação comercial de braga altera estatutos e volta-se para a indústria

Associação Comercial de Braga altera estatutos e volta-se para a indústria

Artigos Relacionados