A Associação para a Defesa dos Animais e Ambiente (ADAA) anunciou hoje ter apresentado queixa na GNR contra desconhecidos após terem sido encontrados num contentor em Vila Verde, dentro de um saco, seis cães bebés.
NDR. O vídeo abaixo apresenta linguagem que pode ser considerada imprópria pelos leitores mais sensíveis.
Vídeo: Facebook de Associação para a Defesa dos Animais e Ambiente de Vila Verde
“As imagens deste vídeo falam por si só. Infelizmente cabe-nos a nós dar-vos a conhecer mais um crime, em pleno dia, feito por alguém que conseguiu sair impune.
Neste vídeo estão funcionários da Câmara Municipal de Vila Verde que durante a recolha habitual do lixo foram surpreendidos por gemidos. No contentor subterrâneo encontraram um saco do lixo, fechado cruelmente para que as 6 vidas recém nascidas que lá dentro se encontravam morressem sufocadas.
Dentro do saco, como se pode ver, estavam seis cães. Dois deles já mortos. O bebés foram nos entregues no nosso abrigo, mais dois morreram pelo caminho.
Neste momento temos dois seres a lutarem pela vida. Precisam de ser amamentados a biberão.
PRECISAMOS COM URGÊNCIA de alguém disponível para ajudar a salvar estas duas inocentes vidas. <3
Relembramos que, “Quem, sem motivo legítimo, infligir dor, sofrimento ou quaisquer outros maus tratos físicos a um animal de companhia é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias.”. Importa referir que a moldura de tal pena pode aumentar, respectivamente, até dois anos ou até 240 dias, caso a ação resulte na morte do animal, privação de importante órgão ou membro ou afectação grave e permanente da sua capacidade de locomoção.”
P.S: Se alguém tiver visto este acto criminoso pf entre em contacto connosco, neste momento sentimos vergonha, por ter que lidar com este tipo de mentalidades no nosso próprio concelho.
Partilhem por favor.
[email protected]” – escreveu a ADAA no Facebook, no sábado.
Segundo Carlos Diniz, dirigente da associação em Vila Verde, os animais, cinco dos quais acabaram por morrer, foram encontrados por funcionários da recolha do lixo, dentro de um saco fechado, num contentor subterrâneo.
A associação lembra que maltratar animais é crime, que pode ser punido com prisão até dois anos ou até 240 dias de multa, caso a ação resulte na morte, privação de importante órgão ou membro ou afetação grave e permanente da sua capacidade de locomoção.