Protestos contra Águas do Alto Minho nos sete concelhos abastecidos pela empresa

Iniciativa de grupo de cidadãos
Protestos contra águas do alto minho nos sete concelhos abastecidos pela empresa

Um grupo de cidadãos do distrito de Viana do Castelo convocou uma manifestação contra a Águas do Alto Minho (AdAM) para o dia 8 de agosto, às 10:00.

O protesto está previsto realizar-se, em simultâneo, em frente às câmaras dos sete municípios que integram a AdAM: Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

O grupo de cidadãos é o mesmo que promoveu uma petição pelo fim da AdAM que foi assinada por mais de oito mil subscritores.

O propósito é o mesmo: a dissolução da empresa que abastece aqueles sete municípios e que, desde o seu início de atividade, em janeiro deste ano, tem estado envolta em polémica.

Recentemente, a administradora executiva da AdAM, Inês Alves, apresentou a demissão, tendo a empresa anunciado que será substituída por Fernanda Machado.

O mesmo grupo de cidadãos já protestara contra a AdAM através da “colocação de uma bandeira branca (toalhas ou panos) nas janelas ou portas de casas e estabelecimentos comerciais”.

Panos brancos nas janelas e petição contra Águas do Alto Minho

O anúncio deste protesto surge após a AdAM ter retomado a faturação que estava interrompida por causa de 15 mil erros de faturação que, entretanto, a empresa garantiu ter corrigido.

Entretanto, já foi faturado o mês de março, tendo a empresa avisado que o mês de abril seria faturado em julho e o de maio em agosto.

Protestos contra águas do alto minho nos sete concelhos abastecidos pela empresa
Manifestação convocada nas redes sociais

Todavia, nas redes sociais, alguns consumidores que já receberam as faturas de março dizem que os erros permanecem.

O objetivo era mostrar “descontentamento de uma forma urbana, cívica e educada, cumprindo, todavia, a total defesa do bem-comum” de todos os “que considerem abusivos os valores faturados pela AdAM”.

Perguntas e Respostas: Águas do Alto Minho e suas “sucessivas trapalhadas”

A AdAM é detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% por sete municípios do distrito de Viana do Castelo – Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PSD), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (Movimento independente PenCe – Pensar Cerveira) – que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Melgaço (PS), Monção (PSD) e Ponte da Barca (PSD) rejeitaram fazer parte da constituição da empresa.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Macron confiante num acordo, ultrapassados “momentos muito tensos”

Macron confiante num acordo, ultrapassados “momentos muito tensos”

Próximo Artigo
Casais com ambos os elementos no desemprego aumentam 20,2% em junho

Casais com ambos os elementos no desemprego aumentam 20,2% em junho

Artigos Relacionados