Projeto ‘Vamos Azulejar’ chega ao Estabelecimento Prisional de Braga

O Município de Braga, em parceria com a Pastoral Penitenciária de Braga, realizou um conjunto de ateliers de pintura de azulejo no Estabelecimento Prisional de Braga. A iniciativa, desenvolvida no âmbito dos Projetos de Voluntariado, teve início em outubro abordando várias temáticas, nomeadamente a do património azulejar português, assim como o processo de restauro realizado nos Azulejos do Convento do Pópulo.

Com o apoio do Serviço de Arqueologia do Município, os participantes tiveram a oportunidade de trabalhar diferentes técnicas de pintura de azulejo, nomeadamente a técnica do giz cerâmico, da pintura com pigmentos cerâmicos e ainda a técnica do claro-escuro.

A realização deste atelier possui como objetivo geral a reinserção social através da participação ativa dos reclusos em atividades de valorização do património realizadas na cidade de Braga. Simultaneamente, estas sessões pretendem também divulgar o património azulejar existente na cidade e, concretamente, os painéis azulejares do Convento do Pópulo.

Deste conjunto de azulejos, produzidos ao longo de um mês, resultará e um painel azulejar, que será colocado em local público.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados