Seguir o O MINHO

Guimarães

Projeto de Guimarães representa Portugal em prémio da UNICEF

Projeto “Eco Parlamento”

em

Centro Histórico de Guimarães. Foto: Divulgação / CM Guimarães

A câmara e escolas de Guimarães vão representar Portugal com o projeto “Eco Parlamento” no CFCI Inspire Awards, que pretende “distinguir projetos inovadores e inspiradores” que promovem os direitos da criança, anunciou hoje aquela autarquia.

Em comunicado, a câmara explica que o projeto vimaranense “Eco Parlamento” é o “único projeto nacional submetido ao Galardão de Práticas Inspiradoras da UNICEF – Cidades Amigas das Crianças (cujas votações decorrem on line até 15 de outubro.

Segundo o texto, o projeto de Guimarães faz parte de um “lote restrito de 20 candidaturas” selecionadas entre mais de duas centenas de vários países e é organizada município, pelo Laboratório da Paisagem, no âmbito do projeto Pegadas, “promovendo o debate concelhio, desde 2015, entre os jovens do ensino básico e secundário sobre o tema do desenvolvimento sustentável.”

A autarquia refere ainda que “o mote” do projeto é a “identificação de desafios ambientais vimaranenses e a procura de soluções sustentadas por parte dos grupos de alunos”, e, explana, “tem contribuído para a implementação para a promoção do desenvolvimento sustentável por meio da educação para a sustentabilidade”.

Anúncio

Ave

Aluimento de estrada danifica viatura em Guimarães

Devido à chuva intensa

em

Foto: Reflexo Digital

Devido às fortes chuvas, o pavimento de uma estrada em Guimarães cedeu, no domingo, e provocou danos numa viatura que passava no local.

Segundo o jornal Reflexo Digital, que avança a notícia, o aluimento deu-se na Rua Padre Silva Gonçalves, junto ao recinto da feira semanal das Caldas das Taipas.

De acordo com aquela publicação, o piso naquele local já tinha aluído anteriormente.

“Foi um estrondo enorme, inimaginável. Vinha no carro com a família e, sem perceber como, senti o carro a bater no chão, felizmente consegui passar para o outro lado”, referiu, ao Reflexo Digital, o proprietário da viatura que sofreu danos.

A Junta de Freguesia de Caldelas informou que, por causa do aluimento do piso, o trânsito foi proibido a todo o tipo de veículos entre o cruzamento com a Rua Nova dos Bombeiros e a rotunda, com exceção de moradores (para acesso à Rua do Assento) e aparcamento de feirantes nos lugares definidos (à segunda-feira).

Continuar a ler

Guimarães

Obras no parque para apoio a igreja em Guimarães

Obras públicas

em

Foto: Divulgação / CM Guimarães

A Câmara de Guimarães revelou hoje que a freguesia de Atães passará a contar uma área reformulada na zona envolvente à igreja de S. Cosme e S. Damião com o objetivo de facilitar o acesso da população que ali desloque.

“[Este projeto] tem em atenção as necessidades de todo o território e da população em geral. Fizemos e estamos a fazer diversas obras nas freguesias, em articulação com as juntas, no sentido de fortalecer a coesão territorial e garantir um desenvolvimento global do nosso concelho”, refere o presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, citado numa nota da autarquia.

O autarca visitou as obras em Atães com o presidente da União de Freguesias de Atães e Rendufe, Patrício Araújo.

Em causa está a criação de uma zona de estacionamento para cerca de uma centena de viaturas, somando-se o alargamento da via, uma zona de lazer e obras de beneficiação no adro da igreja.

Continuar a ler

Guimarães

BMW de 92 mil euros, roubado em Guimarães, encontrado numa garagem em Gaia

Crime

em

Foto: Divulgação / GNR

Uma viatura de luxo furtada em Guimarães foi encontrada, na sexta-feira, numa garagem em Vila Nova de Gaia, após ação do Núcelo de Investigação Criminal da GNR.

Em comunicado, aquela polícia dá conta da recuperação da viatura, no valor de 92 mil euros, numa garagem de uma habitação em São Félix da Marinha, no concelho do distrito do Porto, após uma denúncia anónima.

Após diligências, os militares realizaram uma busca àquele domicílio, apreendendo a viatura, um pára-choques e duas matrículas alemãs falsificadas.

Foi identificado um homem de 31 anos, proprietário da habitação.

A viatura e o restante material foram recuperados e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia.

Continuar a ler

Populares