Connect with us

Projeto “COW” leva alunos de Paredes de Coura a França

Alto Minho

Projeto “COW” leva alunos de Paredes de Coura a França

Os alunos do curso de Design, da Escola Profissional do Alto Minho Interior (Eprami) foram recebidos por estudantes do Colégio Jean Zay, no Centro Cultural La Rocher de Palmer, na cidade francesa de Cenon, para participar na reunião de encerramento do 1º ano do projecto COW (Create Our Way) Boys and Girls.

Este projecto consiste numa candidatura Erasmus, apresentada em 2014, e resulta na parceria entre Paredes de Coura e Cenon, municípios geminados desde 2008, e escolas e instituições culturais de ambas as localidades.

“Com este projeto, fica clara a importância e a intenção de fortalecer as ligações afetivas pessoais e institucionais, criando espaços de partilha e entendimento o que resulta não só em novas amizades como também num enriquecimento da formação dos alunos e dos projetos educativos das escolas participantes”, explicou a vereadora da educação Maria José Moreira.

Maria José Moreira, que acompanhou os estudantes, professores e equipa técnica na viagem a Cenon, acrescentou ainda que “a aposta no intercâmbio cultural será o seguimento natural desta geminação que queremos alimentar e fortalecer, envolvendo sempre a arte, as escolas e todos os agentes culturais que são, na nossa perspetiva, o elemento que distingue uma comunidade”.

O objectivo do projecto COW é criar um evento pedagógico conjunto que será apresentado em Paredes de Coura e Cenon no final do projeto. Ao longo do processo, é oferecida aos estudantes a oportunidade de acompanhamento de diversos técnicos, artistas, investigadores da área da educação e agentes culturais de ambos os municípios envolvidos.

Para o segundo ano do projecto, que durará até julho de 2016, está prevista a participação de alunos da Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura.

Mais em Alto Minho

Bitnami