Proibido fumar nas esplanadas da Galiza por causa das gotículas da covid

Aqui perto

A partir desta quinta-feira vai ser proibido fumar nas esplanadas e em outros espaços públicas da Galiza por causa da transmissão da doença covid-19 através das partículas do fumo, anunciou a Junta da Galiza.

Alberto Núñez Feijóo anunciou hoje a proibição para os locais que não consigam assegurar a distância de segurança recomendada, após conselho de um comité de especialistas clínicos que consideram que o fumo do tabaco “é um alto risco para a difusão do vírus”.

O presidente da Galiza disse que “vários membros do comité consideraram que fumar sem nenhuma limitação em esplanadas, com pessoas próximas umas das outras, ou em espaços públicos de grande afluência, é um risco para a contaminação da infeção”.

Citado pelo jornal El País, o autarca acrescenta que “a lei é extensível às ruas e a outros lugares públicos onde não é possível manter o distanciamento social”.

“Quando em movimento, o fumo pode prejudicar as pessoas ao redor”, acrescentou, revelando que a lei será para “toda a comunidade da Galiza”.

Segundo os especialistas da comissão de saúde pública do sistema nacional de saúde espanhol, fumar e vaporizar aumenta o risco de contágio pelo novo coronavírus: “ao exalar o fumo, o fumador lança gotículas contra os acompanhantes”.

Aquela comissão, chefiada por Pilar Aparício, recomenda mesmo a proibição total de fumar em espaços como esplanadas e outros locais onde pessoas se reúnam ao ar livre.

Recorde-se que a Galiza tem 827 casos ativos de covid-19. Corunha, com 463 casos, é a área mais afetada. Vigo tem 116 casos, Lugo 84, Ourense 54, Pontevedra 45, Santiago 45 e Ferrol 20.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Disponíveis novos tratamentos para VIH e doença de Crohn

Próximo Artigo

Banda Plástica de Barcelos continua na corrida às 7 Maravilhas após erro da RTP

Artigos Relacionados
x