Professor do Politécnico de Viana representa Portugal em projeto europeu para melhorar qualidade do ar interior

Sérgio Ivan Lopes
Sérgio Ivan Lopes à esquerda na foto. Foto: DR

Sérgio Ivan Lopes, docente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), foi indicado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia para representar Portugal no Comité de Gestão da COST Action “CA23139 – Network for Indoor Air Cleaning (Net4CleanAir)”.

O docente participou, na última sexta-feira, na primeira reunião de trabalho, que decorreu em Bruxelas, Bélgica, na sede da COST Association. Na agenda do dia esteve a eleição dos órgãos de liderança e a definição do plano de atividades.

Com o objetivo de melhorar a qualidade do ar em espaços interiores, a COST Action aposta em tecnologias emergentes e soluções inovadoras para desenvolver respostas eficazes ao desafio da poluição.

Foto: DR

Citado em comunicado da instituição, Sérgio Ivan Lopes, especialista em Sistemas de Sensores, IoT e Sistemas Ciber-Físicos, sublinha a importância do seu contributo: “O meu papel foca-se na aplicação de tecnologias avançadas para a ‘limpeza’ do ar, explorando três áreas principais: integração de tecnologias para a remoção de múltiplos poluentes, integração de sistemas de monitorização em tempo real da qualidade do ar e a gestão automática de sistemas integrados”.

As COST Actions são redes de cooperação científica europeia que promovem a partilha de conhecimentos e recursos entre investigadores, universidades e empresas. Quanto ao Comité de Gestão, este tem um papel crucial na definição de estratégias e na supervisão das atividades, orientando os grupos de trabalho que investigam diferentes aspetos do tema. Esta abordagem visa acelerar o desenvolvimento de soluções que possam ser aplicadas em diversos contextos, com impacto positivo na saúde pública e no ambiente.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x