Professor da Universidade do Minho premiado na Colômbia

Pedro Arezes é o primeiro português a receber esta distinção
Professor da universidade do minho premiado na colômbia

O presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Pedro Arezes, recebeu o “Prémio de Reconhecimento Especial” da Fundação Internacional de Prevenção de Riscos Ocupacionais, na Colômbia, pelo seu trabalho em prol do bem-estar das pessoas em empresas e da afirmação da área da Ergonomia, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a UMinho assinala que é a primeira distinção de um português nos Prémios ORP, criados há 12 anos para laurear profissionais e empresas da excelência na área e que são atribuídos pela Fundação ORP, uma referência mundial neste setor.

“A distinção apanhou-me de surpresa e representa um momento muito especial de reconhecimento de um trabalho de mais de 40 anos do grupo de Engenharia Humana da UMinho, a que pertenço e que tive a oportunidade de liderar”, referiu Pedro Arezes, citado no comunicado. O prémio coloca-o a par das principais personalidades internacionais neste domínio, mas Pedro Arezes quer partilhá-lo “com as centenas de investigadores que, ao longo destes anos, passaram pelo meu grupo e deram o seu inestimável contributo para este sucesso”.

O prémio foi entregue no Centro de Convenções de Cartagena das Índias, na Colômbia, no âmbito da 22.ª edição do Congresso Internacional ORP, que junta anualmente os principais profissionais do setor e discute os últimos avanços em ergonomia, segurança, higiene, medicina do trabalho, formação, psicossociologia e promoção de saúde nas organizações. No evento, Pedro Arezes deu também uma palestra sobre a ergonomia na missão espacial a Marte como referência para a investigação aplicada a empresas e a postos de trabalho.

Pedro Arezes é professor catedrático e presidente da Escola de Engenharia da UMinho e, desde 2016, diretor nacional do Programa MIT Portugal. Trabalhou por vários períodos em universidades estrangeiras, como TU Delft (Holanda), MIT e Harvard (ambas nos EUA), tendo sido bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Fundação Gulbenkian e Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Além disso, foi perito da Comissão Europeia e membro de comissões de avaliação em países como Irlanda, Espanha, Brasil, EUA, Polónia, Chipre e Emirados Árabes Unidos.

Tem liderado e colaborado em mais de 50 projetos científicos nacionais e internacionais e coordenou mais de 20 estudos e projetos com a indústria. Por outro lado, é coautor de mais de 500 artigos em publicações internacionais e proferiu uma centena de conferências em mais de vinte países. Tem diversos prémios científicos e também de carreira, neste caso da Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança, da Associação Brasileira de Engenheiros Civis, da Universidade Necmettin Erbakan (Turquia) e do Conselho Superior de Investigações Científicas de Espanha.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Detidos russos que preparavam alegado ataque contra ministro da defesa da ucrânia

Detidos russos que preparavam alegado ataque contra ministro da Defesa da Ucrânia

Próximo Artigo
Ana rodrigues, diana durães, tamila holub e joão costa convocados para os europeus

Ana Rodrigues, Diana Durães, Tamila Holub e João Costa convocados para os Europeus

Artigos Relacionados