Procissão da Burrinha regressa às ruas de Braga na quarta-feira

Semana Santa
Foto: Facebook de Hélder Dias (2015)

A mítica procissão da Semana Santa de Braga, “Vós Sereis Meu Povo”, regressa esta quarta-feira, prometendo levar às ruas milhares de fiéis e curiosos, nesta que é um dos mais populares eventos da quadra pascal minhota.

Após dois anos de condicionamentos por causa da pandemia, durante os quais as procissões não se realizaram, estas manifestações religiosas e populares estão de regresso, com o itinerário habitual.

A saber: Igreja de S. Victor > Largo da Senhora-a-Branca > Avenida Central (lado norte) > Largo de S. Francisco > Rua dos Capelistas > Jardim de Santa Bárbara > Rua do Souto > Largo do Barão de S. Martinho > Avenida Central (lado sul) > Largo da Senhora-a-Branca > Igreja de S. Victor.

Segundo o site oficial da Semana Santa, a procissão da ‘Burrinha’ surgiu, primeiramente, “como evocação da procissão de Nossa Senhora das Angústias que marcou o quotidiano da freguesia desde a segunda metade do século XVIII e que integrava uma imagem de Nossa Senhora montada numa burrinha, que a tornou numa das mais populares da cidade de Braga”.

Inicialmente, o cortejo realizava-se no primeiro domingo de julho, mas após um “tempo de interregno” seria “integrada na Semana Santa em 1960, tendo decorrido até 1973”.

Volta a ser retomada em 1998, “deixando de lado o ideário devocional das Dores de Maria e centrando-se na narrativa da história da Salvação, desde Abraão até Jesus Cristo”.

Um dos últimos quadros repete o episódio bíblico da Fuga para o Egipto, com a representação de Nossa Senhora da ‘Burrinha’, (daí o nome mais popular da procissão), o quadro mais apreciado pelas pessoas que assistem.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados