Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Procissão ao mar e ponte Eiffel inspiram coleção de designer de Viana

em

Fotos: Divulgação

A procissão ao mar e a ponte Eiffel sobre o Lima dão mote à coleção de uma designer de Viana do Castelo que vai ser apresentada, no domingo, tendo o rio como cenário, disse hoje a criadora.

Em declarações à agência Lusa, Isabel Lima explicou que a coleção é inspirada nos 50 anos da procissão ao mar, número emblemático das festas da Senhora d’Agonia, que vai decorrer entre os dias 17 e 20 de agosto.

“É uma coleção inspirada na história cultural e religiosa dos pescadores da ribeira de Viana do Castelo e alia a função criativa a um momento de fé comunitária, como celebração de louvor pelos 50 anos da procissão ao rio e ao mar”, explicou Isabel Lima.

Em causa está a quinta edição do “Viana está na moda”, este ano com o tema “Mística Divina” onde a professora de Educação Visual, Tecnológica e Expressão Plástica, vai ainda apresentar trabalhos inspirados na ponte Eiffel que há 140 anos, cumpridos a 30 de junho último, assegura a ligação rodoferroviária sobre o rio Lima.

Os 140 anos da ponte metálica e os 50 anos da procissão ao mar, que teve a sua génese na devoção dos pescadores a Nossa Senhora da Agonia, vão ser este ano os temas em destaque no Cortejo Histórico e Etnográfico da Romaria d’ Agonia, que sairá para as ruas de Viana do Castelo em 18 de agosto.

Já o desfile de Isabel Lima vai decorrer, no domingo, a partir das 22:00, na Praça da Liberdade, situada junto ao rio Lima.

“É um momento em que o passado encontra o futuro, atraindo a atenção para o rio, o mitológico rio das divindades, atravessado pela ponte, obra do engenheiro Gustave Eiffel, inaugurada há 140 anos e que simboliza, para quem a percorre, memórias vivas, conferidas pelas barcas e barqueiros e pela panorâmica sobre a cidade, o monte e o oceano atlântico”, especificou.

O programa “Viana está na moda” conta com “apoio da Direção-Geral do Património Cultural, do pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Autoridade Marítima, entre outras entidades públicas, bem como de famílias de pescadores da ribeira e tem entrada gratuita”.

Além de peças de vestuário, Isabel Lima produz, há vários anos, acessórios de moda, mobiliário, artigos decorativos, todos inspirados no traje regional.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Viana do Castelo

Moullinex e Xinobi atuam no FeelViana em formato b2b

Concerto marcado para 01 de junho em Viana do Castelo

em

Foto: DR

Nomes incontornáveis da eletrónica portuguesa, Moullinex e Xinobi estão de regresso a Viana do Castelo no dia 1 de junho, para mais uma edição de “Sunsets by the Pool”, com uma atuação que marca o primeiro evento musical da temporada de 2019.

Os “Sunsets by the Pool”, dinamizados pela marca FeelViana, contam, este ano, com um b2b dos dois artistas.

Os músicos, que se juntaram em 2007 para trazer uma nova vida à música eletrónica portuguesa com a criação da editora Discotexas, contam já com uma projeção pelo mundo, e trabalharam e remisturaram nomes como Røyksopp, Cut Copy, Two Door Cinema Club, SBTRKT, Toro Y Moi, Nicolas Jaar e Riva Starr.

Os bilhetes são limitados e encontram-se disponíveis online através da plataforma xceed.

O evento “Sunsets by the Pool – Moullinex & Xinobi” tem lugar dia 1 de junho, no FeelViana Sport Hotel entre as 18:00 e as 22:00.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Viana Florida: Feira das Flores e Jardinagem decorre durante três dias no jardim público

Várias iniciativas

em

Foto: DR/Arquivo

A edição 2019 da Feira de Flores e Jardinagem, integrada no programa municipal Viana Florida, vai decorrer entre a próxima sexta-feira e domingo no jardim público de Viana do Castelo, informou hoje a Câmara local.

A feira, que abre portas na sexta-feira, às 18:00, integra várias iniciativas como um ‘showcooking’, intitulado “Aromatizar refeições práticas”, e ‘workshops’ sobre flores e plantas.

A feira conta ainda com música, pelo grupo “Viana Vocale”, no coreto do jardim público, bem como atividades infantis, como insufláveis, pinturas faciais, entre outras.

Ainda no sábado o programa inclui, no Mercado Municipal, um ‘workshop’ sobre arte floral, um roteiro pelos jardins da cidade e, pelas 16:00, no Estação Viana Shopping, a inauguração da instalação artística “Natureza em Suspenso”, de Madalena Martins.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Câmara de Viana atribui apoio anual de quase 300 mil euros a 26 associações

Protocolos

em

Foto: CM Viana do Castelo/Divulgação

A Câmara Municipal de Viana do Castelo informou hoje ter assinado protocolos na área social que implicam um apoio anual de quase 300 mil euros a ser distribuído por 26 associações ou juntas de freguesia do concelho.

Os acordos, assinados pelo autarca José Maria Costa e a pela vereadora com o pelouro da Coesão Social, Carlota Borges, representam “um apoio mensal global superior a 24 mil euros por parte da autarquia”.

Os protocolos “preveem, entre outros, apoios para a comparticipação de rendas e transportes de utentes, comparticipação das despesas com programas de reabilitação e administração de centros de convívio, apoiando igualmente necessidades específicas e pontuais de famílias sinalizadas”.

O município vai “também apoiar a prestação de serviços de alimentação e higiene a munícipes carenciados e apoiar o financiamento de Projetos de Intervenção Comunitária, entre outros”.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Patrocinado

Reportagens da Semana

Populares