Primeira fase de remoção de jacintos no rio Cávado concluída com êxito

Primeira fase de remoção de jacintos no rio cávado concluída com êxito

A Câmara Municipal de Barcelos realizou esta sexta-feira uma visita de acompanhamento dos trabalhos de remoção de jacintos no rio Cávado, agora que foi concluída a primeira fase do projeto de intervenção.

A visita contou com a presença dos vereadores, dos líderes dos grupos municipais, dos presidentes de Junta da área envolvente, dos Bombeiros Voluntários de Barcelos e Barcelinhos e do especialista em recuperação e a valorização de rios, Pedro Teiga.

“O resultado desta primeira fase satisfaz-nos e incentiva-nos a envolver cada vez mais a comunidade. A segunda fase termina a 31 de dezembro e estamos convencidos de que iremos alcançar o objetivo final”, disse José Beleza, vereador do Ambiente.

Primeira fase de remoção de jacintos no rio cávado concluída com êxito
Foto: Divulgação

A primeira fase de intervenção terminou a 31 de março tendo cumprido os objetivos estabelecidos. A prioridade foi a remoção desta espécie invasora nas lagoas, consideradas o viveiro dos jacintos.

A segunda fase começou no passado dia 1 de abril, tendo como objetivos a limpeza das margens e do leito do rio. Será acompanhada pelo biólogo Pedro Teiga e contará com a colaboração de associações desportivas e ambientais, do Grupo de Pescadores de Barcelinhos, do Grupo “A Barca” e da Escola de Mergulho de Barcelos.

O responsável dos Bombeiros de Barcelos, Armando Carvalho, apontou que, nesta primeira fase, além da remoção de jacintos, foi feito um importante trabalho de limpeza do leito do rio e que a próxima fase será, sobretudo, “de controle da praga dentro das lagoas”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Condicionamentos à normal circulação de trânsito em braga

Condicionamentos à normal circulação de trânsito em Braga

Próximo Artigo
Câmara de barcelos abateu 3,4 milhões à dívida em 2017

Câmara de Barcelos abateu 3,4 milhões à dívida em 2017

Artigos Relacionados