Presidente do PSD vai estar na reunião com Costa acompanhado do ‘vice’ Miguel Pinto Luz

Política
Presidente do psd vai estar na reunião com costa acompanhado do 'vice' miguel pinto luz
Foto: DR / Arquivo

O presidente do PSD, Luís Montenegro, vai participar na reunião de sexta-feira com o primeiro-ministro sobre o novo aeroporto acompanhado do vice-presidente do partido Miguel Pinto Luz

Numa curta nota à imprensa, o PSD informa que “Luís Montenegro reúne com o primeiro-ministro”, na sexta-feira, tal como tinha sido anunciado na quarta-feira por António Costa, em resposta a uma carta enviada pelo presidente do PSD.

“O presidente do PSD, Luís Montenegro, e o vice-presidente Miguel Pinto Luz reúnem amanhã, 23 de setembro, pelas 17:00, na residência oficial do primeiro-ministro António Costa. Assunto: novo aeroporto”, acrescenta o comunicado dos sociais-democratas.

Na quarta-feira, Montenegro divulgou uma carta ao primeiro-ministro, em que dá conta da conclusão do processo de audições e reflexão interna que o PSD estava a fazer desde julho e transmite as cinco condições do partido para concordar com a metodologia a seguir sobre a futura solução aeroportuária na região de Lisboa.

A “realização imediata” de uma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), concluída no prazo de um ano, para as opções Montijo, Alcochete “e qualquer outra que o Governo ou a estrutura encarregue de fazer a AAE decidam fundamentada e tecnicamente incluir” é uma das premissas colocadas por Montenegro.

Depois, o presidente do PSD pede que esta avaliação seja entregue “a personalidades de reconhecido mérito técnico, académico e científico” e que seja acompanhada de uma análise comparativa dos custos e prazos de execução de cada uma das localizações em estudo, incluindo as “infraestruturas conexas, complementares” necessárias.

Nas conclusões transmitidas a António Costa, o líder social-democrata reitera ainda a necessidade de se iniciarem, de imediato, as obras de requalificação do aeroporto Humberto Delgado e de valorizar seja os aeroportos que servem a região Norte e Algarve e o aeródromo e Cascais.

Na carta, o líder do PSD já informava o primeiro-ministro que “o interlocutor técnico” do partido nesta matéria será o vice-presidente Miguel Pinto Luz.

Ainda assim, Montenegro sublinhou que o diálogo “se manteve e manterá ao nível político, circunscrito ao primeiro-ministro, de um lado, e ao presidente do PSD, do outro”, num texto em que faz críticas ao despacho emitido pelo Ministério das Infraestruturas — depois revogado por António Costa — e sem nunca se referir ao presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, que já disse não prescindir de “um lugar à mesa” nesta discussão.

Pouco depois, o gabinete do primeiro-ministro emitia um comunicado em que anunciava uma reunião com o presidente do PSD na sexta-feira, em São Bento, com a presença do ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, após registar “total disponibilidade” de Luís Montenegro para convergência sobre o novo aeroporto.

Em relação à carta de Luís Montenegro, “quanto ao essencial”, António Costa salienta ter registado a reafirmação da “total disponibilidade para se alcançar a maior convergência possível” sobre “a estratégia de desenvolvimento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa” e, em especial, “da aceitação recíproca da metodologia a seguir”.

A única reunião pública entre António Costa e Luís Montenegro aconteceu em 22 de julho e prolongou-se por três horas e meia, tendo sido abordados “temas diversos”, entre os quais o futuro aeroporto, segundo o primeiro-ministro.

Numa entrevista recente à TVI/CNN, António Costa adiantou que está muito perto de ter um entendimento com o PSD sobre “a metodologia” a seguir para a localização do novo aeroporto de Lisboa, de modo a tomar uma “decisão definitiva” no final de 2023.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Atividade económica e consumo privado voltam a diminuir em agosto

Atividade económica e consumo privado voltam a diminuir em agosto

Próximo Artigo
Oficial. João pedro sousa de regresso ao famalicão

Oficial. João Pedro Sousa de regresso ao Famalicão

Artigos Relacionados