Presidente alerta que chumbo de orçamento criaria “mais um problema”

Política
Presidente alerta que chumbo de orçamento criaria “mais um problema”
Foto: Miguel Figueiredo Lopes / Presidência / Divulgação

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um chumbo do Orçamento de Estado porque “só juntaria um problema” à pandemia da covid-19 e à subida dos preços dos combustíveis.

“Eu desejava e desejo, esperava e espero, que o orçamento passe, não tanto por questões de pormenor, mas porque olho para o mundo, olho para a Europa, vejo que a recuperação está a começar, vejo que a pandemia está em muitos casos, aqui mesmo [no Reino Unido], a voltar, vejo que a situação se está a agravar, vejo que os preços da energia estão a subir. Vejo, portanto, muitos problemas no horizonte”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, depois de uma visita no museu Tate Britain à exposição retrospetiva das obras da artista portuguesa Paula Rego, que encerra no domingo.

“Não é por acaso que na nossa história política não há muitos casos de um orçamento chumbado”, enfatizou, mostrando-se convicto de que, no início da próxima semana, já será possível saber se os partidos chegaram a um entendimento com o Governo para deixar passar o Orçamento de Estado, que vai a votação na Assembleia da República na quarta-feira.

O Presidente afirmou que não pretende voltar a chamar os partidos, e que tem acompanhado “à distância” os contactos as reuniões partidárias para desbloquear a situação.

“Esse é o momento de um diálogo entre partidos e partidos e Governo. O Presidente da República agora aguarda para ver o epílogo desses contactos e ver o sentido da votação”, vincou.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Parlamento aprova novo decreto sobre inseminação pós-morte após veto de marcelo

Parlamento aprova novo decreto sobre inseminação pós-morte após veto de Marcelo

Próximo Artigo
Ar aprova isenção do imposto do selo na reestruturação de dívida em moratória

AR aprova isenção do Imposto do Selo na reestruturação de dívida em moratória

Artigos Relacionados