PR diz que avançar já com regionalização é “colocar carro à frente dos bois”

No passado dia 22, o Conselho Regional do Norte aprovou uma moção a favor da regionalização
Pr diz que avançar já com regionalização é "colocar carro à frente dos bois"
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República. Foto: Presidência da República

O Presidente da República avisou, esta sexta-feira, que começar já a pensar na regionalização para avançar em 2022 é “colocar o carro à frente dos bois” e pode ser “um erro irreversível”, até para quem defende o processo.

“Colocar o carro à frente dos bois, ou querer dar o passo mais largo do que a perna, pode ser um erro irreversível. Pode querer dizer chegar ao fim do caminho sem garantia da sua viabilização [da regionalização] pelo incumprimento de fases precedentes”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, na sessão de abertura do XXIV congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que se realiza esta sexta-feira e no sábado em Vila Real.

Estas declarações surgem um dia depois dos argumentos do presidente da Câmara de Viana do Castelo, pelo avanço da regionalização nesta legislatura, “porque o adiar da criação das regiões políticas e administrativas está a ter custos elevadíssimos para o país”.

“A regionalização é fundamental. O país está a pagar um custo elevadíssimo pelo facto de não termos regionalização. Deve ser um passo que deve ser dado com coragem e nesta legislatura”, afirmou o socialista José Maria Costa.

Viana defende que regionalização deve avançar já: “É fundamental”

Mas o chefe de Estado lembrou que, na campanha das legislativas, não surgiram “propostas firmes de revisão da Constituição” que suportem a realização de um referendo, que não foram apresentadas “posições” concretas sobre a regionalização e alertou para a necessidade de aprofundar a descentralização, que “avançou na lei, mas falta chegar às pessoas”.

Hoje “é o dia em que o Norte toma as rédeas do seu destino”, diz autarca de Caminha

No passado dia 22, o Conselho Regional do Norte aprovou uma moção a favor da regionalização,  com 52 votos a favor em 54 participantes. O documento vai ser enviada ao Governo e a todos os partidos com representação parlamentar.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Os números do euromilhões

Os números do Euromilhões

Próximo Artigo
Portugal regista todos os anos mais de 60 mil novos casos de diabetes

Portugal regista todos os anos mais de 60 mil novos casos de diabetes

Artigos Relacionados