Póvoa de Lanhoso e Taipas com novas equipas de bombeiros em intervenção permanente

Apresentação presidida pelo ministro José Luís Carneiro

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, presidiu a meio da tarde deste sábado à apresentação da terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP), já no terreno, dos Bombeiros da Póvoa de Lanhoso, e à assinatura do protocolo da futura terceira EIP dos Bombeiros das Taipas.

Na Póvoa de Lanhoso, a acompanhar o titular da Administração Interna estava o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o brigadeiro-general Duarte da Costa, para além do segundo-comandante regional do Norte daquela ANEPC, Armando Silva.

O ato decorreu nos Paços do Concelho do Município da Póvoa de Lanhoso, com a presença do presidente da Câmara, da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro e do vereador e do coordenador da Proteção Civil, respetivamente, Ricardo Alves e Pedro Dias.

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO
Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

A apresentação da EIP teve participação dos dirigentes dos Bombeiros da Póvoa de Lanhoso, liderados por José Baptista, além da equipa operacional, o comandante, António Costa, o 2º comandante, Nuno Rebelo e os adjuntos, Vítor Coelho e João Cruz.

O presidente da direção dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, José Baptista, depois de agradecer o apoio dos povoenses, falou da necessidade de renovar parte do parque de viaturas da corporação, bem como algumas das instalações do quartel.

Foto: Ivo Borges / O MINHO
Foto: Ivo Borges / O MINHO
Foto: Ivo Borges / O MINHO
Foto: Joaquim Gomes / O MINHO
Foto: Joaquim Gomes / O MINHO
Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

Na cerimónia esteve igualmente o comandante da Subregião do Ave da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), respetivamente, Rui Costa, que tem acompanhado todo o processo, bem como o representante da Liga de Bombeiros Portugueses, José Beleza, que é também comandante dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, a par do presidente da Associação Humanitária e Beneficente dos Bombeiros Voluntários de Braga, capitão António Miguel Ferreira.

Foto: Ivo Borges / O MINHO
Foto: Ivo Borges / O MINHO
Foto: Ivo Borges / O MINHO
Foto: Ivo Borges / O MINHO
Foto: Ivo Borges / O MINHO

Terceira EIP também para Taipas

A cerimónia decorreu no Quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros das Caldas das Taipas das Caldas das Taipas, tendo a presença do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o brigadeiro-general Duarte da Costa.

As Equipas de Intervenção Permanente (EIP) são formadas por cinco bombeiros profissionais, com elevada especialização e competências em áreas diferenciadas para atuarem em cenários de locais com todo o tipo de estruturas como Caldas das Taipas.

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

Foi autorizada pelo Ministério da Administração Interna um total de 780 EIP e o que representa já mais de 3.900 bombeiros profissionais e um investimento que, em 2023, rondará os 60 milhões de euros, repartido entre o Estado central e as autarquias.

A criação da atual rede nacional de EIP é articulada com as câmaras municipais e associações humanitárias de bombeiros voluntários, seguindo a aposta no reforço contínuo do modelo de resposta profissional permanente a riscos de proteção civil.

As EIP são financiadas em partes iguais pelo Estado Central e pelas autarquias, sendo um modelo para continuar a implantar, segundo referiu o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, durante a cerimónia ocorrida em Caldas das Taipas.

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

A assinatura do protocolo e a visita ministerial ao quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas foi aberta a toda a comunidade que quis estar presente neste dia muito importante e tão simbólico para a instituição.

Estiveram o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, bem como a vereadora da Proteção Civil, Sofia Ferreira, e o presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, Luís Soares, também presidente dos Bombeiros das Taipas.

O deputado Joaquim Barreto também esteve presente, tal como o capitão António Miguel Ferreira, enquanto vice-presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Braga.

Esteve em representação da Liga Portuguesa de Bombeiros Portugueses, Maria José Gonçalves, que participou igualmente na assinatura do protocolo da terceira EIP dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados