Portugal alcança “mínimo histórico” no abandono escolar em 2021

Educação
Portugal alcança "mínimo histórico" no abandono escolar em 2021

Portugal alcançou um “novo mínimo histórico” na taxa de abandono escolar, ficando abaixo dos 6%, anunciou hoje o Ministério da Educação, citando dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

“A taxa de abandono precoce da educação e formação registou, pelo quinto ano consecutivo, uma diminuição absolutamente marcante, alcançando em 2021 um mínimo histórico de 5,9% (5,3% no continente) e reduzindo este indicador para menos de metade neste período de seis anos”, escreve o ministério numa nota enviada à comunicação social.

De acordo com a mesma fonte, o abandono abrangia, em 2016, 14% dos jovens portugueses, e caiu, em 2020, para 8,9%, ficando pela primeira vez, abaixo da média europeia.

“Os dados agora disponibilizados reforçam, assim, a tendência descendente observada em Portugal, por contraponto a um cenário de quase estagnação na Europa”, lê-se no documento.

A taxa de abandono escolar tem sido considerada “o principal indicador do desempenho dos sistemas educativos”, a nível europeu, uma vez que permite identificar a percentagem de jovens que não concluiu o ensino secundário, nem frequenta qualquer modalidade de educação e formação, destacou o ministério.

O abandono escolar precoce é monitorizado pelas autoridades estatísticas nacionais, mediante uma metodologia estabelecida pelo Eurostat para todo o continente.

https://twitter.com/antoniocostapm/status/1491481243023781896

O Ministério da Educação saudou as comunidades educativas por um progresso que considerou histórico, destacando o esforço em garantir a escolaridade a todas as crianças e jovens.

Apesar de ser “um trabalho vários anos” é também destacado o significado do resultado alcançado num momento de pandemia.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Morreu o histórico dirigente do pcp jaime serra aos 101 anos

Morreu o histórico dirigente do PCP Jaime Serra aos 101 anos

Próximo Artigo
Ministério público investiga cabras-monteses com cabeça decepada na peneda-gerês

Ministério Público investiga cabras-monteses com cabeça decepada na Peneda-Gerês

Artigos Relacionados