Foram este domingo divulgados dois vídeos do resgate de um cão em Esposende. O animal caiu num poço a céu aberto na freguesia de Belinho, mas foi salvo por populares que passavam no local.
As imagens foram divulgadas pela página de Facebook “Alerta Cidadão Esposende”, na “expetativa que ajude a sensibilizar a comunidade” para a questão dos poços a céu aberto.
Em 2021, a Associação Cidadãos de Esposende alertou para a existência de “vários poços a céu aberto no concelho sem qualquer vedação ou sinalização para prevenir acidentes”.
Também em 2021, a Câmara de Esposende disponibilizou uma equipa composta por três técnicos, devidamente identificados e dotados de recursos e procedimentos de segurança, bem como de meios complementares de prontidão, que percorreu a pé toda a área agrícola/florestal, a poente da EN13, nas freguesias de Belinho e Mar.
“O projeto de levantamento no terreno traduziu-se na inventariação de cada poço, respetivo registo fotográfico, bem como localização geográfica e outras características, tais como dimensão, altura da vedação, tipo de cobertura, entre outros aspetos”, refere a Câmara.
Na altura, foram identificados mais de 400 poços a céu aberto em terrenos privados.