Politécnico de Viana tem nova Provedora do Estudante

Teresa Gonçalves
Foto: DR

Com uma ligação ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) de mais de três décadas, a antiga pro-presidente para a área da Inovação Pedagógica, Teresa Gonçalves, é a nova Provedora do Estudante.

Teresa Gonçalves, docente e investigadora, assume o lugar deixado vago por Rui Gomes, tendo sido nomeada por despacho do presidente do IPVC, com o propósito principal de defender os estudantes e servir de ligação entre a comunidade académica e a instituição.

A nova provedora começou o percurso profissional na Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Vila Nova de Gaia e depois passou pela Associação para a Integração da Criança Inadaptada antes de integrar o IPVC, instituição com a qual iniciou a sua relação há 35 anos.

Formada em Psicologia, Teresa Gonçalves foi subdiretora da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo durante dois períodos – de 1998 a 2003 e de 2009 a 2015 –, antes de assumir funções como pró-presidente da instituição para a Inovação Pedagógica, entre 2019 e 2023, durante o primeiro mandato do atual presidente do IPVC, Carlos Rodrigues.

Ao longo do seu percurso profissional, a docente coordenadora do IPVC publicou 19 artigos em revistas especializadas, sete capítulos de livros e seis livros. Participou em 13 projetos de investigação ou intervenção no domínio da Educação e da Psicologia da Educação.

Citada em comunicado do IPVC, a nova Provedora do Estudante agradece “a confiança depositada”, destacando que é sua função defender os direitos e os interesses dos estudantes.

Teresa Gonçalves sucede, desta forma, a Rui Gomes, ex-docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), que exerceu o cargo nos últimos dois anos.

Ao longo do seu mandato, Rui Gomes reuniu por diversas vezes com diretores de Escolas, docentes, estudantes e antigo estudantes.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x