Politécnico de Viana recebe estudantes Erasmus com tradições do Alto Minho

Até dançaram o vira
Foto: IPVC

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) promoveu uma semana recheada de atividades de acolhimento e integração para cerca de 100 alunos provenientes de dez países.

Os estudantes, que vão frequentar o IPVC no próximo semestre, vêm ao abrigo do programa Erasmus e de outros acordos de cooperação em vigor no Politécnico.

Os estudantes são maioritariamente provenientes da Áustria, Brasil, República Checa, Alemanha, Grécia, Itália, Lituânia, Polónia, Roménia e Espanha.

Vídeo: IPVC

A semana começou com a receção no Gabinete de mobilidade e cooperação internacional do Politécnico de Viana do Castelo com a entrega do Kit de boas-vindas e procedimentos administrativos.

Um passeio pelos pontos turísticos de Viana do Castelo e passagem pelas três escolas superiores situadas nesta cidade marcaram o arranque das atividades. Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar, entre outros locais de referência, Santa Luzia, o museu do traje e o parque da cidade.

Em Refoios do Lima, Ponte de Lima, os estudantes participaram nas vindimas que decorriam na Escola Superior Agrária. “Trata-se de uma excelente forma de integração na academia já que se trata de uma atividade muito prática e que envolve toda a comunidade da ESA-IPVC”, sublinha a vice-presidente para a internacionalização do IPVC, Ana Paula Vale, citada em comunicado enviado a O MINHO.

Foto: IPVC
Foto: IPVC
Foto: IPVC
Foto: IPVC
Foto: IPVC
Foto: IPVC

Na Escola Superior Agrária os estudantes tiveram ainda a oportunidade de visitar a quinta e interagir com os animais.

O grupo rumou depois a Valença e Melgaço. Na Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, os estudantes visitaram a vila e conheceram a Escola. O mesmo aconteceu em Melgaço com os estudantes a participar em atividades desportivas.

O último dia de receção decorreu no Centro Académico do IPVC com um “SunSet”. O Rancho Folclórico de Viana do Castelo deu a conhecer o tradicional “Vira” e desafiou os estudantes a aprender a dança. Para Ana Paula Vale, “foi um momento muito bonito e divertido com os estudantes estrangeiros a aprender a dançar o Vira. Desta forma damos a conhecer um pouquinho do que é o Alto Minho, as suas gentes e tradições, tornando muito mais fácil a estes estudantes perceber a região onde estão inseridos”.

A atuação da Tuna Académica da Escola Superior de Saúde, a TUNESS, cativou os estudantes com as músicas e ritmos da academia. A finalizar a semana de receção os estudantes puderam degustar um lanche tradicional.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Bicicletas e capacetes começam a chegar às escolas do 2.º ciclo já no início deste ano letivo

Próximo Artigo

Eixo Atlântico publica banda desenhada sobre a história da Galiza e Norte de Portugal

Artigos Relacionados
x