Politécnico de Viana primeiro no país com certificação internacional de boas práticas

Ensino superior
Politécnico de viana primeiro no país com certificação internacional de boas práticas
Foto: DR / Arquivo

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) é o primeiro do país a obter a certificação internacional EFQM “Committed to Excellence (C2E) 2 Estrelas”, atribuído pela European Foundation for Quality Management (EFQM) por boas práticas, foi hoje divulgado.

“Isto faz com que o Politécnico de Viana do Castelo seja o primeiro Instituto Politécnico a obter este reconhecimento, sendo a Instituição de Ensino Superior em Portugal que, atualmente, apresenta o nível mais elevado de reconhecimento pela EFQM. Este sucesso é resultado de um ano de trabalho intenso com envolvimento de toda a comunidade, motivada por um objetivo estratégico e uma aposta da liderança do IPVC na Excelência”, refere a presidência da instituição num comunicado enviado às redações.

Segundo o documento, “desde março de 2009 que o IPVC tem o seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado internacionalmente com a Norma ISO 9001, no âmbito de todo o ensino superior ministrado pela instituição (Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), licenciaturas e mestrados), na elaboração de Estudos e Projetos (IDI) e nos serviços sociais (alimentação, alojamento e bolsas) assim como outros apoios sociais na área da cultura, desporto, saúde e mobilidade sustentável (que inclui Bus-Académico e U-BIKE) e na promoção do emprego.

“O Sistema de Gestão da Qualidade do IPVC também se encontra certificado, desde 2013, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior [A3ES], tendo o IPVC sido o primeiro Politécnico, a nível nacional, a possuir o reconhecimento pela A3ES”, especifica a nota.

Com a certificação agora atribuída, “o IPVC torna-se na primeira instituição de ensino superior cujo Sistema de Gestão tem um triplo reconhecimento, estando, simultaneamente, certificado com a Norma ISO 9001, certificado pela A3ES e reconhecido pela EFQM”.

“A EFQM é a entidade responsável pelo Modelo de Excelência, que ao longo dos últimos vinte anos, tem sido uma estrutura de suporte para organizações europeias e de todo o mundo, levando-as a desenvolverem uma cultura de excelência, a acederem a boas práticas, a conduzirem a inovação e melhorarem os seus resultados”, explica o IPVC, presidido por Carlos Rodrigues.

Com cerca de cinco mil alunos, o IPVC tem seis escolas – de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 Cursos de Técnicos Superiores Profissionais (CTESP) e outras formações de caráter profissionalizante.

Além das escolas superiores de saúde, educação e tecnologia e gestão, situadas em Viana do Castelo, o IPVC tem escolas superiores instaladas em Ponte de Lima (Agrária), Valença (Ciências Empresariais) e Melgaço (Desporto e Lazer).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
João pedro sousa garante que o objetivo é manter-se no comando do famalicão

João Pedro Sousa garante que o objetivo é manter-se no comando do Famalicão

Próximo Artigo
Bienal de cerveira mostra mais de 350 obras criadas por 370 artistas de 38 países

Bienal de Cerveira mostra mais de 350 obras criadas por 370 artistas de 38 países

Artigos Relacionados