Seguir o O MINHO
[the_ad id='438601']

Viana do Castelo

Polémica entre clubes de canoagem e Câmara de Viana por causa da Gala do Desporto

Título de campeões dividem opiniões

em

Foto: DR

Está instalada a polémica em Viana do Castelo junto dos clubes de canoagem. Tudo porque na última Gala do Desporto foram atribuídos troféus de campeão que, alegadamente, não deveriam ter sido.

A gota de água fez transbordar o copo do Viana Garças Clube que veio a terreiro denunciar o caso: “pelo terceiro ano consecutivo são atribuídos troféus a campeões que não são reconhecidos como tal”.

Em causa está a especialidade de Pagaiadas: o regulamento federativo é claro ao dizer que “esta competição não atribui títulos individuais e/ou colectivos”. Ora na última gala do Desporto, em Viana do Castelo, foram atribuídos seis troféus a atletas do Darque Kayak Clube por terem sido campeões nacionais em pagaiadas.

O secretário da direção do Viana Garças Clube, José Alberto Araújo, começa por lembrar o regulamento da gala do desporto: “são destacados e homenageados todos os atletas que se sagraram Campeões Nacionais, Europeus, Mundiais e Olímpicos no ano desportivo em análise”.

José Alberto Araújo diz que “houve uma fraude porque se reconheceram seis atletas como campeões que não são considerados como tal pela Federação Portuguesa de Canoagem” e vai mais longe: “a organização e os clubes devem respeitar, no mais alto sentido ético, os regulamentos de atribuição dos títulos de Campeão Nacional”.

Darque Kayak Clube

Contactado por O MINHO, o presidente do Darque Kayak Clube, Américo Castro não quer entrar em polémicas mas lembra que “os atletas que foram reconhecidos na Gala do Desporto em Viana são os mesmos, sem tirar nem por, que foram reconhecidos na Gala da Federação da Canoagem. São os mesmos!”.

Américo Castro não “entende a animosidade do outro clube para com o Darque Kayak Clube” e dá uma ‘bicada’: “quem andou a publicitar campeões nacionais que não o eram não fomos nós”.

O presidente do Darque Kayak Clube acrescenta ainda que “em todas as Galas do Desporto de Viana, os nossos atletas reconhecidos foram sempre os mesmos que a Federação reconheceu na sua Gala”.

Câmara responde

Segundo sabe O MINHO, “a Câmara entrou em contato com todas as federações, antes da Gala, para validarem os nomes e/ou acrescentarem outros. Quase todas o fizeram. A Federação de Canoagem foi uma das que não respondeu”.

Mas para que “a transparência fosse total”, a Federação de Canoagem voltou a ser contatada telefonicamente para validar os nomes.

Confrontada com a questão das Pagaiadas, a Federação, numa resposta a que O MINHO teve acesso, começa por dizer que os títulos das pagaiadas não são oficiais mas acrescenta que na própria Gala da Federação “reconhece os vencedores das Pagaiadas porque é uma forma de incentivo e convívio com outros campeões”.

“Foi o que a Câmara fez. Estes prémios são sempre um incentivo para todos a continuarem a treinar, para continuarem a praticar desporto porque isso é o mais importante”, refere ainda a fonte municipal.

Francisco Trincão, do SC Braga, eleito atleta revelação de 2018 em Viana do Castelo

Na terceira edição da Gala do Desporto de Viana do Castelo, realizada na sexta-feira passado, foram homenageados mais de 162 atletas que, em diferentes modalidades, se sagraram campeões em 2018. Entre eles, contam-se um campeão do mundo, cinco europeus, 101 nacionais, de 17 clubes de Viana do Castelo, 12 universitários e 36 do desporto escolar, esta última categoria distinguida pela primeira vez.

Populares