Seguir o O MINHO

Alto Minho

Peça de Fernando Gomes assinala 24 anos de companhia de Viana do Castelo

em

A peça de teatro “Viva o Casamento”, de e com Fernando Gomes, com estreia marcada para o próximo domingo, no teatro municipal Sá de Miranda, vai assinalar os 24 anos da companhia profissional de Viana do Castelo.

Em declarações esta quarta-feira à tarde, à margem do ensaio realizado para a comunicação social, o ator explicou que se trata de uma adaptação do livro “Alves e Companhia” de Eça de Queiroz.

“É uma história sobre um casal que é bastante feliz, um casal normal, à portuguesa. (…) Como todos os casais têm os seus altos e baixos, e que a dada altura vão ter um ligeiro problema que vão ter que resolver”, adiantou, sem querer revelar “as peripécias” próprias de uma comédia de enganos que, neste caso, conta com música ao vivo de José Paulo Ribeira, músico e compositor do Alto Minho.

O enredo da comédia, que se desenrola no concelho de Viana do Castelo, em meados dos anos 60 do século XX, desenvolve-se em torno de “um conceituado comerciante da cidade que vê ser posto em causa um casamento de sonho”.

“Quando vierem ver o espetáculo logo percebem como é que o casal vai tratar de revolver o tal problema”, desafiou o autor e ator de “Viva o Casamento”.

Desde 2008 que Fernando Gomes colabora com o Teatro do Noroeste – CDV, tendo já realizado nove trabalhos que, segundo a direção da companhia, foram “autênticos sucessos artísticos e de bilheteira”.

Criada a 06 de dezembro de 1991, a companhia Teatro do Noroeste – CDV tem como principal objetivo “a criação artística e formação de públicos no Alto Minho”.

Em 24 anos de atividade apresentou, com esta nova produção, 124 criações que contaram com mais 450.000 espetadores.

Aquele número acresce o registado na temporada 2014/2015, com mais de 25.000 espectadores contabilizados pela companhia.

Para o diretor artístico do Teatro do Noroeste – CDV, Ricardo Simões, “não podia haver melhor forma de festejar mais um ano de atividade do que com uma peça de e com Fernando Gomes”.

“Mais uma vez temos o prazer de festejar um aniversário com uma estreia do Fernando Gomes. São os espetáculos que, pela sua natureza cómica pelas canções são para um público mais alargado, de todo o distrito, de todo o Alto Minho. Será uma festa do teatro”, sustentou.

A atividade da companhia residente no teatro municipal Sá de Miranda é “integralmente” suportada pela Câmara local, pelo que a bilheteira pratica “preços sociais”.

“O bilhete normal custa 10 euros, mas os maiores de 65 anos, menores de 26 anos e desempregados têm direito a um desconto de 50%. Para além disso, a própria companhia está a distribuir pela cidade panfletos que dão direito a redução, para quatro euros, do preço do bilhete, valor que se mantém para grupos com seis ou mais pessoas”, explicou Ricardo Simões.

O elenco deste espetáculo é composto por Adriel Filipe, Ana Perfeito, Fernando Gomes, Helena Ávila, Sofia Bernardo e Tiago Fernandes.

fernando gomes viva o casamento cartaz

 

EM FOCO

Populares