Seguir o O MINHO

Futebol

Paulo Fonseca, ex-SC Braga, anunciado como novo treinador da Roma

Treinador estava no Shakhtar Donetsk

em

Foto: DR/Arquivo

O português Paulo Fonseca é o novo treinador da Roma, anunciou hoje o clube italiano de futebol, que ofereceu ao técnico um contrato de duas épocas, com possibilidade de uma terceira.

“A AS Roma tem a satisfação de confirmar que Paulo Fonseca será o novo treinador. O técnico, de 46 anos, chegou a acordo para tomar as rédeas dos ‘giallorossi’ no início da época, com um contrato inicial de duas épocas”, refere o clube na sua página oficial na internet.

Paulo Fonseca, antigo treinador de SC Braga e FC Porto, chega à Roma depois de três épocas no Shakhtar Donetsk, pelo qual conquistou três títulos de campeão nacional, três vezes a Taça da Ucrânia e uma Supertaça.

“Estou muito feliz pela escolha para treinador da Roma. Quero agradecer a oportunidade que me é dada. Estou entusiasmado e motivado em relação à tarefa que temos pela frente”, afirmou o técnico, citado no site oficial da Roma.

O treinador português substitui nos italianos Claudio Ranieri, que chegou ao clube em março, com um contrato de três meses, e também para ser alternativa a Eusebio Di Francesco, depois de a equipa ter sido eliminada da ‘Champions’.

Os romanos caíram nos oitavos de final, numa eliminatória diante do FC Porto, equipa que venceram no primeiro jogo por 2-1, e perderam no Estádio do Dragão por 3-1, após prolongamento.

“O Paulo é um jovem e ambicioso treinador, com experiência internacional, mentalidade vencedora e com uma reputação de futebol corajoso, de ataque, que entusiasmará os nossos adeptos”, disse o presidente da Roma, Jim Pallotta.

Além de FC porto e SC Braga, Paulo Fonseca treinou também os juniores do Estrela da Amadora, o 1.º Dezembro, o Odivelas, o Pinhalnovense, o Desportivo das Aves e o Paços de Ferreira.

Ao palmarés na Ucrânia junta uma Supertaça portuguesa, pelo FC Porto, e uma Taça de Portugal, pelo SC Braga.

Na próxima época, a Roma disputará o acesso à Liga Europa, depois de falhar os lugares de qualificação para a Liga dos Campeões, ao terminar a Série A italiana em sexto lugar.

Anúncio

Futebol

Vaz Pinto é o novo treinador dos sub-23 do Famalicão

Diretor desportivo da temporada 2016/2017

em

Foto: Facebook de FC Famalicão

Carlos Vaz Pinto é o novo treinador da equipa de futebol de sub-23 do Famalicão, anunciou hoje o clube, no qual ocupou o cargo de diretor desportivo durante a temporada 2016/2017.

Vaz Pinto, de 45 anos, assume agora novas funções, depois das passagens bem-sucedidas por Angola, ao serviço do Recreativo Libolo, e pela Etiópia, onde venceu a Supertaça e a Addis Ababa City Cup ao serviço do St. George, clube que representou antes de regressar a Portugal.

Em Anagola, foi ainda treinador, entre 2012 e 2016, do Recreativo da Caála, enquanto em Portugal esteve nas camadas jovens do Sertanense, da Académica, Sezurense e do Penalva do Castelo.

Continuar a ler

Desporto

UMinho junta SC Braga e Vitória e atribui-lhes Galardão Prestígio

Clubes mais representativos

em

Fotos: DR

A Universidade do Minho (UMinho) vai atribuir, na sexta-feira, o Galardão Prestígio ao SC Braga e ao Vitória SC, clubes mais representativos dos concelhos onde está inserida, revelou hoje à agência Lusa fonte daquela instituição.

O prémio vai ser entregue aos presidentes dos dois clubes, António Salvador e Miguel Pinto Lisboa, respetivamente, na XIX Gala do Desporto, cerimónia que terá lugar no Salão Medieval do Largo do Paço, em Braga, na sexta-feira (18:30).

Além do Galardão Prestígio, os dois clubes minhotos vão também estabelecer e renovar protocolos com a universidade liderada pelo reitor Rui Vieira de Castro.

A Universidade do Minho frisa que o SC Braga é o clube federado que tem o maior número de estudantes atletas que representam a Associação Académica da UMinho e que algumas das suas principais modalidades desenvolvem a sua prática desportiva nas instalações da Universidade do Minho, com particular destaque para o futsal, o voleibol e o basquetebol.

De entre os vários estudantes atletas do SC Braga do futsal, atletismo ou taekwondo, destaque para Mariana Machado, estudante de medicina, que conquistou a medalha de bronze nos 3000 metros no Campeonato da Europa de equipas, ou Vanessa Marques, estudante de ciências da comunicação, distinguida como a melhor jogadora da I Liga de futebol feminino, conquistada pelas ‘arsenalistas’ na época passada.

O Vitória SC tem sido “um parceiro determinante” da atividade desportiva da UM no concelho de Guimarães, seja através da cedência de instalações para usufruto da comunidade académica, como para a organização de grandes eventos desportivos universitários, explica a mesma fonte.

A universidade destacou o atleta olímpico Rui Bragança, estudante de medicina, que, entre 2014 e 2016, representou o clube vimaranense e foi um dos atletas portugueses mais medalhados de sempre na competição universitária, medalha de prata de taekwondo nas Universíadas de 2015 e 2017.

Além do prémio, a instituição de ensino superior e o clube vimaranense vão estabelecer um protocolo sobretudo visando o basquetebol e voleibol (cujo campeonato europeu universitário de 2021 será realizado em Guimarães e contará com o apoio do Vitória).

Continuar a ler

Futebol

Quarteto português entra em campo na Liga Europa em edição com recorde

SC Braga, Vitória, FC Porto e Sporting

em

Foto: DR / Arquivo

As quatro equipas portuguesas na Liga Europa de futebol, o maior número numa fase de grupos no atual modelo, entram hoje em campo, com SC Braga, Vitória SC e Sporting a jogarem fora, e FC Porto em casa.

O Vitória SC dá o ‘pontapé de saída’ no primeiro bloco de jogos da tarde, em casa do Standard Liège, equipa do português Orlando Sá, enquanto o SC Braga joga a partir das 20:00 no terreno do Wolverhamptom.

No Molinex Stadium, o SC Braga encontra um adversário treinado pelo português Nuno Espírito Santo e que na última temporada foi equipa sensação na Liga inglesa, ao terminar em sétimo, sendo a primeira equipa atrás dos habituais candidatos ao título.

Um desempenho muito positivo dos ‘Wolves’ numa época em que tinham subido, com a equipa a manter na atual uma espinha dorsal de jogadores portugueses: Rui Patrício, Rúben Vinagre, João Moutinho, Rúben Neves, Diogo Jota e, atualmente, Bruno Jordão e Pedro Neto.

Já os ‘dragões’, vencedores da competição em 2010/11 já no atual figurino, entram na segunda prova da UEFA depois de terem sido eliminados na fase preliminar da Liga dos Campeões, com o Krasnodar, e recebem o Youn Boys.

A equipa de Sérgio Conceição é favorita diante dos campeões suíços, igualmente relegados para a Liga Europa, depois de eliminados no ‘play-off’ da Liga dos Campeões pelos sérvios do Estrela Vermelha.

Fora de portas, o Sporting não conta com Mathieu, Jesé e Luiz Phellyppe e tem Vietto de regresso, num jogo com início às 17:55 e em que defronta o PSV, de Bruma, antigo jogador da formação ‘leonina’, e Mitroglou, ex-avançado do Benfica.

A edição esta época da Liga Europa contará novamente com alguns nomes de peso, como são os casos de Manchester United, Arsenal, Roma, de Paulo Fonseca, Lazio ou Sevilha.

Continuar a ler

Populares