Pastelaria emblemática de Barcelos cria bolo-rei de Alvarinho

Receita com vinho Muros de Melgaço
Pastelaria emblemática de barcelos cria bolo-rei de alvarinho
Foto: Ernesto Fonseca

A Colonial, emblemática pastelaria de Barcelos, referência no centro histórico da cidade há mais de 100 anos, apresentou uma novidade para o Natal deste ano: um bolo-rei de Alvarinho. O vinho escolhido para a receita foi o Muros de Melgaço. Anselmo Mendes, reputado produtor e enólogo, provou e aprovou: “Absolutamente arrebatador”.

Pastelaria emblemática de barcelos cria bolo-rei de alvarinho
Bolo-rei de Alvarinho é a proposta d’A Colonial para este Natal. Foto: Ernesto Fonseca

Desde há quinze anos que A Colonial, através do seu chef pasteleiro, Francisco Gomes, tem vindo a criar “um bolo-rei irreverente, selecionando um sabor especial para cada edição”. E este ano, para “celebrar a vida”, a escolha recaiu sobre o vinho Alvarinho, “rei dos brindes e da partilha”.

A ideia é aliar “ao mais delicioso bolo-rei todas as sensações do vinho Alvarinho, numa fusão perfeita de cor, aroma e sabor”.

Nesse sentido, refere a pastelaria barcelense, “Francisco Gomes e a equipa d’A Colonial escolheram o melhor dos Alvarinhos, Muros de Melgaço, e deitaram ‘mãos à massa e à criatividade”.

Pastelaria emblemática de barcelos cria bolo-rei de alvarinho
Muros de Melgaço foi o vinho escolhido pela equipa de A Colonial. Foto: Ernesto Fonseca

O bolo-rei de Alvarinho é feito com a massa tradicional, sendo acrescentada a amêndoa, a parte de cima leva um crumble e a decoração que o assina: um cacho de uvas feito de pasta cigarrete.

O recheio central é classificado como “uma verdadeira explosão de aromas e sabores”, já que tem uma geleia de Alvarinho, obtida a partir do vinho Muros de Melgaço, envolvida por uma mousse de chocolate branco Ivoire, da Valrhona, “uma das marcas mais caras do mundo”, explica António Barbosa, chef pasteleiro d’A Colonial e braço direito de Francisco Gomes.

A equipa confessa que “foi um processo desafiante” que “superou as expectativas”. “Esta foi a primeira vez que uma casta portuguesa, rainha no norte e embaixadora no mundo, foi usada, e isso enche toda a equipa de orgulho”, assinala A Colonial.

Pastelaria emblemática de barcelos cria bolo-rei de alvarinho
António Barbosa, Anselmo Mendes e Francisco Gomes. Foto: Ernesto Fonseca

Apresentando diferentes propostas de bolo-rei todos os anos desde há 15 anos, a pastelaria de Barcelos já experimentou vários sabores: o primeiro foi de rosas, também já houve de laranja e chocolate, de cenoura, de abóbora e nozes, de dióspiro, de caramelo salgado, entre outros.

Desta vez, na confeção desta edição limitada foi usado o Muros de Melgaço 2019, DOC Vinho Verde, 100% Alvarinho, que fermenta e estagia em barricas de carvalho francês durante seis meses.

Este vinho já foi premiado com “Excelência” pela crítica especializada e já recebeu 92 pontos (em 100) de Robert Parker, Wine Advocate, tendo um preço recomendado de 14 euros.

Pastelaria emblemática de barcelos cria bolo-rei de alvarinho
A Colonial está localizado em pleno centro de Barcelos. Foto: Ernesto Fonseca

Anselmo Mendes aceitou de imediato o desafio, mas confessa que sem grandes expectativas, pois não julgava “ser possível uma tão nobre e distinta transformação” do seu vinho. “Quando provei senti acidez, frescura, citrinos, flor de laranjeira, notas de lúcia-lima, gengibre. É absolutamente arrebatador”, refere o produtor e enólogo, citado em nota de imprensa.

Pastelaria emblemática de barcelos cria bolo-rei de alvarinho
Chef pasteleiro d’A Colonial, Francisco Gomes. Foto: Ernesto Fonseca

O chef pasteleiro d’A Colonial, Francisco Gomes, dedica a sua vida à pastelaria de autor e confessa-se um pouco “louco” e um “visionário”. Imagina a pastelaria como coleções, inspiradas nos sabores da época, seguindo as tendências, mas mantendo sempre a sua assinatura.

Desta vez, o resultado foi o Bolo-rei de Alvarinho, que está disponível na confeitaria A Colonial, em Barcelos, e no Club del Gourmet El Corte Inglés de Vila Nova de Gaia. O preço é de 16 euros /kg, sendo possível fazer entregas mediante consulta e encomenda prévia.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Volta a portugal regressa em agosto

Volta a Portugal regressa em agosto

Próximo Artigo
Pedida insolvência de transportadora de viana por dívida de 15 milhões às finanças

Pedida insolvência de transportadora de Viana por dívida de 15 milhões às Finanças

Artigos Relacionados