Seguir o O MINHO

Região

Parlamento aprova requalificação de escolas em Braga, Guimarães, Barcelos, Famalicão e Esposende

em

Escola Básica EB 23 Frei Caetano Brandão. Foto: DR

A Assembleia da República votou hoje, na generalidade, ou em fase final global, mais de duas dezenas de resoluções apresentadas por diferentes bancadas a recomendar ao Governo a realização de obras de requalificação em escolas secundárias.

Todos estes diplomas foram aprovados pelo PSD, CDS-PP, Bloco de Esquerda, PCP, PEV e PAN, com a abstenção da bancada do PS, mas com o apoio de alguns deputados socialistas (Porto, Braga, Lisboa ou Évora) quando as escolas em causa diziam respeito aos respetivos círculos eleitorais.

Em votação final global, com a abstenção do PS, mas com o apoio de todas as restantes bancadas e de sete deputados do PS/Braga, como Joaquim Barreto ou Hugo Pires, foram aprovadas resoluções para obras de requalificação no Agrupamento de Escolas Santos Simões em Guimarães, na Escola Básica Frei Caetano Brandão de Braga, na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado na vila de Joane, Vila Nova de Famalicão, e na Escola Secundária de Barcelinhos, em Barcelos e outra escola em Esposende.

A proliferação destas iniciativas legislativas de caráter local tem sido objetivo de análise por parte da conferência de líderes parlamentares, tendo em vista encontrar um modelo para simplificar os processos de tramitação na Assembleia da República e posterior votação.

Hoje, antes desta série de votações, numa tentativa de simplificar o processo, o líder parlamentar do PCP, João Oliveira, ainda propôs a agregação de mais de 15 votações sobre escolas numa só.

No entanto, o vice-presidente da bancada socialista Pedro Delgado Alves, que é também presidente da Junta de Freguesia do Lumiar (Lisboa) – e em que uma das escolas em causa era na sua área de gestão autárquica -, opôs-se à proposta sugerida pelo líder parlamentar do PCP.

Na generalidade, com a abstenção do PS e com votos a favor de todas as restantes bancadas (PSD, CDS, Bloco de Esquerda, PCP, PEV e PAN) foram aprovadas as seguintes obras de requalificação em escolas: Lordelo, Penafiel, Valbom (estas com apoio também de cinco socialistas do Porto), Ovar, Esmoriz e Lumiar (mais três socialistas de Lisboa).

Apesar da abstenção do PS, o líder dos socialistas da Federação de Évora, Norberto Patinho, esteve ao lado de um projeto de resolução apresentado pelo PCP, que foi aprovado por todas as restantes bancadas, para a manutenção do curso profissional de artes do espetáculo na Escola Secundária André de Gouveia.

Na série de votações de hoje foi ainda aprovada uma resolução pelo PS e PAN, com a abstenção das restantes bancadas, solicitando ao Conselho Nacional de Educação “um estudo aprofundado sobre as principais opções para um regime de seleção e de recrutamento do pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.

Com a abstenção do PS, foram igualmente aprovadas resoluções apresentadas pelo PCP e pelo CDS-PP a recomendar ao Governo a valorização do ensino profissional.

Anúncio

Viana do Castelo

Detido por alegada tentativa de violação no Caminho de Santiago em Viana

em

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 78 anos suspeito de rapto e tentativa de violação, na zona de Viana do Castelo, de uma mulher estrangeira que percorria os Caminhos de Santiago, anunciou hoje aquela força policial.

Em comunicado, a PJ de Braga refere que os factos remontam a 12 de julho, tendo o suspeito sido detido na quarta-feira.

Segundo a PJ, o homem está “fortemente indiciado” pela prática de crime de rapto e violação na forma tentada.

O suspeito, com antecedentes criminais por crimes contra a liberdade sexual, vai ser presente à autoridade judiciária competente para aplicação das respetivas medidas de coação.

Continuar a ler

Ave

PJ detém evadido da cadeia que se passeava em carro de luxo em Fafe

Crime

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve, em Fafe, um homem que desde 2015 estava evadido do estabelecimento prisional em que cumpria pena por tráfico de droga, anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a PJ refere que, no momento da recaptura, o homem tinha em seu poder “avultada” quantia em dinheiro, que foi apreendida, “por suspeita de ser procedente de atividades ilícitas”, como tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais.

Acrescenta que o detido se deslocava num veículo de gama alta, de matrícula estrangeira, que foi igualmente apreendido.

Foram ainda apreendidos outros artigos de que era portador.

O detido foi entregue à Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, para cumprimento do remanescente da pena.

Quando se evadiu, o homem cumpria pena no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos, distrito do Porto.

Continuar a ler

Região

Militares de Braga e Viana colaboram na detenção de 11 suspeitos de tráfico de droga no Porto

Crime

em

Foto: DR / Arquivo

A GNR deteve 10 homens e uma mulher por alegado tráfico de droga nos concelhos de Amarante, Felgueiras e Marco de Canaveses, no distrito do Porto, anunciou hoje aquela força policial.

A operação policial, que decorreu na quarta-feira, permitiu apreender “11.880 doses de heroína, 6.915 doses de cocaína, seis balanças de precisão, 22 telemóveis e 28.154 euros em numerário”, segundo um comunicado da autoridade policial.

No âmbito da investigação criminal, que decorria há cerca de dois anos, foram realizadas dezenas de buscas em habitações, anexos e veículos.

Os militares apreenderam ainda um moinho, 13 viaturas, duas armas de fogo, diversas munições e 468 maços de tabaco sem estampilha.

Os suspeitos têm idades compreendidas entre os 21 e os 65 anos.

No decorrer da operação, informa a GNR, participaram cerca de cem militares dos comandos territoriais do Porto, Aveiro, Viana do Castelo, Vila Real e Braga e da Unidade de Intervenção.

Os detidos, já com antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime, vão ser hoje presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares