Para preservar a diversidade de sementes Paredes de Coura organiza mais uma Feira de Trocas

Certame proporciona o acesso a sementes originais
Para preservar a diversidade de sementes paredes de coura organiza mais uma feira de trocas

A Feira Anual de Troca de Sementes regressa hoje, a partir das 14:00, ao Museu Regional de Paredes de Coura.

Organizada pelo Município e a Associação Quinta das Águias, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura, esta 5ª edição da Feira Anual de Troca de Sementes completa-se com workshops, oficinas e caminhadas.

O objetivo desta iniciativa é proporcionar o encontro e convívio entre pessoas que valorizam as sementes e plantas locais e que ativamente contribuem para a sua preservação, face ao perigo de extinção provocado pela concorrência de variedades híbridas e transgénicas, que prejudicam o equilíbrio dos nossos ecossistemas.

“A progressiva perda de variedades genéticas de muitas sementes constitui um perigo para a humanidade, porque muitas dessas variedades eram mais resistentes a pragas e doenças. Além do mais, estas representam um património que importa não perder. A educação, a informação e a partilha são das armas mais importantes para contrariar a crescente perda de muitas sementes, quer por desleixo quer pela influência e pressão dos grandes grupos agroalimentares”, defende Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, reforçando a importância “de preservar a biodiversidade biológica e incrementar as formas sustentáveis de produção de alimentos, porque simultaneamente contribuímos para uma alimentação mais saudável e um modo de produção mais justo”.
Para preservar a diversidade de sementes paredes de coura organiza mais uma feira de trocas

A Troca de Sementes vai proporcionar às pessoas o acesso às sementes originais que as poderão cultivar para sua própria utilização e para as manter vivas.

Todos os que quiserem participar poderão trazer as suas sementes ou plantas para partilhar e trocar.

A Feira Anual de Troca de Sementes está inserida no Projeto Educar para o Futuro – Terra orientado pelo Serviço Educativo do Município, em parceria com o Agrupamento de Escolas e com a Associação Quinta das Águias, mas também integrado em projetos mais amplos para um desenvolvimento sustentável e amigo do ambiente como são a alimentação vegetariana e o Plano de Paisagem, respetivamente.

Recorde-se que Paredes de Coura é o primeiro município português a dispor de Plano de Paisagem para o território e que tem como objetivos a valorização do património natural, cultural e urbano, bem como definir medidas orientadoras para a gestão da paisagem que preservem o seu caráter e identidade, reforçando a componente da paisagem cultural nas aldeias e lugares incluídos em Rede Natura e na Paisagem Protegida: “foi preciso um Plano de Paisagem para compreender o nosso bilhete de identidade”, recorda Vitor Paulo Pereira.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
V expo saúde/juventude no pavilhão de feiras e exposições de ponte de lima

V Expo Saúde/Juventude no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima

Próximo Artigo
Luísa sobral toca, hoje, em vizela

Luísa Sobral toca, hoje, em Vizela

Artigos Relacionados