Seguir o O MINHO

Braga

PAN Braga desafia autarcas do distrito a posicionarem-se sobre o lítio

Ambiente

em

Foto: Divulgação / PAN

O porta-voz da distrital de Braga do partido Pessoas Animais Natureza (PAN), Rafael Pinto, desafiou hoje os autarcas do distrito a pronunciarem-se sobre a exploração de lítio no Minho, apelando a que tomem uma posição pública.

Presente na manifestação deste sábado em Viana, que juntou os autarcas de Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Cerveira e Viana, o representante do PAN desafiou os responsáveis políticos a “seguirem o exemplo” dos autarcas do Alto Minho.

“Temos pelo menos 5 concelhos abrangidos pela área de prospeção, Barcelos, Braga, Celorico de Basto, Cabeceiras de Basto e Vieira do Minho. Desafio os presidentes destas Câmaras e das restantes do distrito a seguirem o exemplo dos autarcas de Viana e a pronunciarem-se publicamente com a sua posição neste tema”, disse, citado em comunicado enviado à comunicação social.

A distrital PAN assinala a presença na manifestação sobre a exploração do lítio, “que juntou milhares de cidadãos”, para “demonstrar apoio às populações que têm que ser ouvidas, o poder local tem que ser ouvido.”

Na segunda-feira a Distrital também acompanhou o Grupo Parlamentar do partido numa visita à Serra D’Arga e zonas envolventes, em conjunto com as associações e população local.

“O que encontramos são zonas de elevado valor natural e zonas povoadas que estão dentro da área de prospeção. Já apresentamos uma proposta para que estas sejam excluídas.” acrescenta o porta-voz

O partido visitou ainda as antigas minas de Volfrâmio, em Covas, onde “foi possível ver os grandes impactos ambientais que persistem até hoje, nomeadamente com o escorrimento de águas tóxicas que desaguam no rio Coura.”

O PAN quer que as Câmaras tenham poder de veto sobre estes projetos.

Populares