Seguir o O MINHO

Alto Minho

Bloco diz que “a vida de todos os caminhenses está em risco” por causa do lítio

Ambiente

em

Foto: Bloco de Esquerda Caminha / Divulgação

O Secretariado do Bloco de Esquerda do Concelho de Caminha considerou hoje que “todos os caminhenses estão em risco” face à “ameaça” da exploração mineira pelo lítio, alertando que o Governo PS está ao lado das empresas multinacionais.

À margem do protesto contra exploração mineira no Alto Minho, que decorreu esta manhã, em Viana do Castelo, os bloquistas quiseram deixar “bem claro” que a “mineração não está circunscrita à Serra de Arga, mas a uma vasta área”.

“No nosso concelho, a área de mineração invade (invade mesmo) as freguesias, mesmo nas zonas urbanas, de Caminha e Vilarelho, Venade e Azevedo, Argela, Seixas, Lanhelas, Gondar e Orbacém, Dem, Arga de Cima e Arga de Baixo”, denuncia a Concelhia.

O BE considera que em “todas essas freguesias pode ocorrer a mineração do lítio, pelo que não pensem os caminhenses mais distraídos que estamos perante um assunto restrito a uma zona remota da Serra”.

Em comunicado, o BE diz que “este modelo de desenvolvimento das populações, que é defendido pelo governo PS, põe em risco a vida de todos os caminhenses, afetando diretamente todas as freguesias indicadas, uma vez que em todas elas é possível começar em breve a fazer buracos”.

Sobre a manifestação de hoje, que consideram “um sucesso”, os bloquistas salientam que não foram identificados.

Populares