A reparação da ponte Eiffel de Viana do Castelo, a decorrer desde o início do mês, vai obrigar à interrupção da circulação rodoviária na madrugada de quarta-feira, entre as 00h00 e as 05h00, revelou a Infraestruturas de Portugal (IP).
Em comunicado, a empresa adiantou que “durante a realização do corte de trânsito será assegurado, junto às rotundas de acesso à ponte do lado de Darque e do lado de Viana do Castelo, o acompanhamento policial para informação aos automobilistas dos percursos alternativos“.
“A implementação deste condicionamento ao trânsito rodoviário torna-se imprescindível de modo a assegurar a segurança de pessoas e bens que utilizam a ponte Eiffel e sendo realizado em período noturno por forma a minimizar os impactos negativos na circulação rodoferroviária“, sustentou a IP.
A empreitada, orçada em 117.790 euros, está a cargo da empresa Teixeira Duarte.
De acordo com o despacho publicado em dezembro de 2015 em Diário da República, “a empreitada de reparação urgente na ponte Eiffel terá a duração de 70 dias“.
Segundo informação disponibilizada pela IP, empresa que resulta da fusão da Refer e da Estradas de Portugal, a intervenção “visa a reparação dos elementos de alvenaria existentes no acesso ao tabuleiro rodoviário (rampa), do lado de Darque, e a substituição dos dois aparelhos de apoio existentes nos acessos rodoviários das duas margens do rio Lima“.
A última intervenção realizada na ponte centenária (utilizada no piso superior por peões, viaturas ligeiras e pesadas, e no tabuleiro inferior por comboios) foi em junho de 2014 para a substituição integral do piso do tabuleiro rodoviário, que se encontrava “totalmente esburacado”.
Aquela obra, da responsabilidade da Refer, foi concluída dias antes da travessia completar 136 anos de existência (30 de junho).
Durante aquela intervenção, com a duração de cerca de 30 dias, foi “permitida apenas a passagem de peões, velocípedes com ou sem motor, à mão, pelo passeio”, sendo o restante trânsito rodoviário desviado para a ponte da A28. Já a circulação ferroviária não foi afetada.
Desde 2007, altura em que toda a estrutura recebeu uma grande intervenção de reabilitação – durante quase dois anos e que custou 15 milhões de euros -, que os problemas no piso rodoviário persistiam, nomeadamente com vários buracos de grande dimensão no alcatrão, ao longo dos seus cerca de 500 metros de extensão.
Inaugurada em 1878, a ponte metálica sobre o rio Lima foi desenhada pela Casa Eiffel de Paris e veio substituir a velha ponte em madeira que ligava o então terreiro de São Bento à margem esquerda do rio Lima, junto à capela de São Lourenço, em Darque.
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