Novembro, 2018: A rede móvel chegou a Lamas de Mouro – “Tou sim? É para mim”

Em Castro Laboreiro, a cobertura chegou em 2017, no mesmo ano em que um agricultor acabou por morrer depois de ninguém ter conseguido ligar a pedir socorro.
Novembro, 2018: a rede móvel chegou a lamas de mouro - "tou sim? É para mim"

Ainda se lembra do popular anúncio da antiga Telecel (atual Vodafone), de 1995, em que um pastor aparecia a atender um telemóvel, no meio do rebanho, e dizia “Tou sim? É para mim”?

Numa altura em que a cobertura da rede móvel ia sendo expandida, a publicidade mostrava a chegada dos telemóveis a locais mais remotos. Em Lamas de Mouro, concelho de Melgaço, aconteceu esta semana – 23 anos depois da publicidade da Telecel – após a Altice ter confirmado que as três maiores operadores de telecomunicações, MEO, NOS e Vodafone, já estão 100% operacionais naquela localidade portuguesa, com 117 habitantes, terminada que está a intervenção de colocação de uma antena no local.

Novembro, 2018: a rede móvel chegou a lamas de mouro - "tou sim? É para mim"
Antena em Lamas de Mouro. Foto: DR

A notícia foi recebida pelo autarca de Melgaço, mas também pela população e turistas, com natural agrado.

“É de facto, uma ótima notícia para todos, ver melhorada a cobertura de comunicações eletrónicas móveis no PNPG”, diz o autarca Manoel Batista.

Novembro, 2018: a rede móvel chegou a lamas de mouro - "tou sim? É para mim"
Lamas de Mouro. Foto: Google Maps

Recorde-se que a Câmara Municipal de Melgaço sempre reivindicou a resolução da falta de rede em muitas freguesias do município.

“É inadmissível que em pleno século XXI as telecomunicações não cheguem a todas as pessoas”, alertou várias vezes Manoel Batista.

“Se queremos captar pessoas temos de ter condições para isso. Quem visita a região quer continuar a estar conectado e em muitas zonas de Melgaço e do PNPG não é possível. Ninguém vai querer visitar um local com deficiências na comunicação que o impossibilitará de contactar algum meio em caso de socorro”, afirmou o presidente do município mais a Norte de Portugal, aquando da cerimónia de formalização do Projeto de Interesse Público para a Melhoria da Cobertura de Comunicações Eletrónicas Móveis no PNPG, que aconteceu em maio de 2017, com a presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

A colocação desta antena segue-se a outra colocada no concelho, em 2017, em Castro Laboreiro, onde, em fevereiro desse ano, um agricultor acabou por morrer depois de ninguém ter conseguido ligar a pedir socorro.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Monte picoto em braga vai ter 2 mil novas árvores

Monte Picoto em Braga vai ter 2 mil novas árvores

Próximo Artigo
Braga: colisão rodoviária em nogueira

Braga: Colisão rodoviária em Nogueira

Artigos Relacionados